O que leva uma pessoa a usar droga?

11/03/2022

O que leva uma pessoa a usar droga?

Pesquisas revelam que os principais motivos que levam uma pessoa a usar drogas são: curiosidade, influência de amigos, vontade, desejo de fuga de problemas, dificuldade de enfrentar situações difíceis, dependência, facilidades de acesso entre outros.

O que pode ser uma simples brincadeira ou um prazer momentâneo pode se tornar um problema grave como dependência química e pode acabar prejudicando todas as áreas da saúde da pessoa.

Pessoas que possuem familiares que consomem ou já consumiram substâncias químicas podem ter uma maior probabilidade de entrar no mundo das drogas.

A família é um pilar de estabelecimento e construção da personalidade da pessoa e pode influenciar de forma negativa e precoce o consumo de substâncias químicas.

A pessoa viver nesse ambiente também é um fator que deve ser considerado, pois se for um local onde não é possível encontrar apoio e suporte emocional, a pessoa pode acabar buscando um refúgio no consumo de drogas.

Os problemas emocionais podem ser a causa da pessoa procurar drogas, pois buscam aliviar o seu sofrimento emocional.

Além disso, com a dependência química já instalada e o consumo excessivo de substâncias, pode-se acabar desenvolvendo problemas mentais como a ansiedade e a depressão.

Com isso a pessoa pode buscar doses cada vez maiores, a fim de aliviar aquela dor emocional que está sentindo. Se houver conflito nas relações interpessoais ou na morte de algum ente querido, pode agravar mais ainda os problemas emocionais da pessoa, fazendo com que ela busque alívio no uso de drogas.

Como o corpo se torna dependente

A dependência química é uma doença que não possui cura, mas tem tratamento.

As substâncias químicas alteram as funções do cérebro e por isso a pessoa se comporta de maneira estranha, pois o organismo está se adaptando ao uso das drogas.

O consumo excessivo de drogas faz com que o nível de dopamina aumente, e aí a pessoa sente a necessidade de usar doses cada vez maiores, desenvolvendo uma tolerância.

Por isso, quando a pessoa deixa de usar, começa a sentir sintomas desagradáveis que podem ser físicos ou psicológicos, o que é chamado de abstinência.

Com a abstinência, a pessoa pode ficar agressiva, perder o controle de suas condições motoras e ficar desesperada em adquirir a substância.

As drogas são perigosas, e quanto mais são consumidas, mais a pessoa tem o risco de se tornar dependente.

A cocaína é uma droga estimulante que aumenta a atividade do Sistema Nervoso Central e conforme o consumo vai se tornando intenso, o corpo vai apresentando sintomas que podem ter feito curto ou longo, como sensação de euforia, aumento de pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, e aí o dependente tem uma sensação de energia e autoconfiança.

A longo prazo, a cocaína causa problemas cardíacos, gastrointestinais e respiratórios.

O crack é uma das drogas mais perigosas, por conta do alto poder de dependência logo na primeira dose.

É um produto à base de cocaína e age como um estimulante para o cérebro, e age de forma muito rápida, por ser inalada.

Os efeitos acabam rápido, o que leva a pessoa a querer consumir cada vez mais, o que faz com que ela se torne dependente mais rápido.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.