Tratamento Ciúme Patológico

Tratamento Ciúme Patológico


Embora para muitos seja uma condição de pura insegurança, a verdade é que sentir ciúmes, em determinadas proporções, pode ser considerado uma doença, já que qualquer sentimento que prejudique alguém pode ter essa definição.

Assim como o stress e a depressão, o ciúmes está amplamente ligado à percepção que uma pessoa tem do mundo, como ela enxerga a situação e principalmente suas ações para com o objeto de ciúmes. Porque existe um ponto muito importante na situação de ciúmes: nem sempre esse sentimento tem a ver com uma pessoa.

Para se ter ideia, é comum ver crianças que não gostam de emprestar um determinado brinquedo ou mesmo que sua mãe dê atenção a outras crianças. Essa é uma forma de ciúmes ligada à evolução humana, que demonstra uma das faces desse sentimento: o apego excessivo, que dá a quem percebe a situação uma impressão de posse.

Muito mais antigo do que se imagina

A palavra ciúmes vem do latim zelus, que por sua vez vem do grego zelos. Logo, ciúmes nada mais é do que uma variação de zelar por alguém ou um objeto. Acontece que o ciúmes acaba afetando e muito a percepção da pessoa do mundo.

Normalmente, uma pessoa ciumenta sente que o mundo conspira contra si, tendo a impressão de que nada da certo para ela e que todas as pessoas fazem algo para a prejudicar. A partir dessa visão, quando ela encontra um objeto pelo qual sente um sentimento de posse, ela passa a ter a impressão de que todos tentam afastá-la desse objeto em questão.

Com esse caminho, fica fácil diagnosticar muitas pessoas com ciúmes excessivo. Na verdade, todas as pessoas sentem esse medo de perder algo, em maior ou menor grau. O que acontece é que existe um nível que isso é considerado “aceitável”.

Qual esse nível? Simples: até quando a pessoa não toma decisões que causem prejuízo a si próprio ou outra pessoa. Normalmente um ciumento age com impulsividade tendo reações que causam uma série de danos psicológicos e até físicos a si próprio e a outras pessoas. Para lidar com o ciúmes, é preciso que o indivíduo mude sua visão de mundo sobre o objeto de admiração, percebendo que suas preocupações são maiores do que de fato precisam ser. Para isso, a melhor solução é buscar atendimento profissional qualificado.

Clique aqui para busca de Clínicas para Tratamento do Ciúme Patológico.

Blog

Droga e espiritualidade: Como a religião pode ajudar no tratamento?

Droga e espiritualidade: Como a religião pode ajudar no tratamento?

Pesquisas realizadas pela Universidade de Harvard constataram que a religião e a fé são fatores fundamentais para que uma pessoa consiga abandonar o vício

O dependente químico é considerado incapaz?

O dependente químico é considerado incapaz?

Para responder a essa pergunta, precisamos entender que cada caso possui um contexto. Trata-se de uma questão complexa que merece respostas melhores do que apenas sim e não.

Porque dá dor de barriga depois de beber?

Porque dá dor de barriga depois de beber?

O hábito de beber é muito comum em vários países, mas, mesmo quando o consumo é moderado, vem com ele vários efeitos colaterais e muitas pessoas experimentam dor de barriga.

Os perigos do uso de drogas no trabalho e impacto na produtividade

Os perigos do uso de drogas no trabalho e impacto na produtividade

O consumo de drogas no trabalho tem impacto direto na produtividade, especialmente quando se fala em vícios.