Por que as pessoas se viciam em crack?

04/09/2019

Por que as pessoas se viciam em crack?

Uma pesquisa realizada pelo Lenad, em 2012, constatou que no Brasil mais de dois milhões de pessoas já usaram crack. Esta droga, cuja forma de absorção é a mais rápida que existe, é considerada cinco a sete vezes mais forte do que a cocaína.

Dessa forma, a dependência em crack é algo bastante grave, tornando-o uma das drogas mais devastadoras do mundo. Neste post, vamos explicar o motivo pelo qual ele vicia de forma tão rápida.

 

Por que o crack vicia tão rápido?

Antes de tudo, é preciso entender como a droga é preparada. Trata-se de uma pasta de cocaína misturada a éter e bicarbonato de sódio. A esses componentes é adicionada água quente e, quando resfriados, eles empedram.

Esse é o motivo pelo qual o crack é fumado em cachimbos, os quais, muitas vezes, são improvisados com materiais como tubos de PVC, não tendo qualquer filtro, permitindo que os usuários inalem toda a fumaça que é liberada pela queima da droga.

Assim, seus efeitos são praticamente instantâneos e essa é umas das razões que fazem com que os dependentes queiram repeti-los sempre mais.

Esta droga eleva a produção e a liberação da dopamina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Pelo fato de ser fumada, ela chega mais rapidamente aos pulmões, fazendo com que os alvéolos a joguem direto no cérebro e no sangue.

Portanto, em torno de 15 segundos, o crack chega ao cérebro, deixando a pessoa em estado de euforia. Cerca de 10 minutos após a inalação, o efeito passa, reduzindo assim os estoques de dopamina no órgão.

A consequência é que o cérebro sente enorme necessidade de voltar para aquela sensação de euforia atingida anteriormente e então o caminho para a dependência está instalado.

 

Como ajudar um usuário de crack?

É comum que seus usuários não percebam com clareza a gravidade do uso desta droga e nesse caso se faz necessário oferecer-lhes ajuda na luta contra a dependência.

Mas diversas vezes ou o dependente não entende os danos que o vício causa em sua vida ou tem vergonha de procurar ajuda. Então é importante não o julgar para que não ocorra um bloqueio na comunicação, evitando que ele desista de procurar ajuda.

Viu como essa droga vicia de forma rápida e que as pessoas que a usam precisam de ajuda imediatamente? Para que o usuário vença a sua batalha é importante contar com o atendimento em uma clínica de recuperação adequada.

Se você não sabe por onde iniciar sua busca por um espaço que seja confiável, então não deixe de consultar o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.