O que leva uma pessoa mesmo após um longo tratamento ter uma recaída?

25/06/2019

O que leva uma pessoa mesmo após um longo tratamento ter uma recaída?

Ver alguém tendo uma recaída é algo doloroso, pois é como se já se tivesse alcançado um porto seguro e de repente se fosse jogado novamente ao mar. 

Entretanto, é importante lembrar que a dependência em álcool ou em drogas psicoativas se apresenta para muitas pessoas como uma saída para esquecer os problemas, mesmo que temporariamente.

Por isso, acompanhe nosso artigo sobre o que pode levar alguém a procurar o seu antigo vício novamente e como o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação pode ajudar você a reverter esta situação.

Fatores de risco para dependentes químicos em tratamento

Primeiramente, é importante saber que o indivíduo é considerado em recaída quando já esteve em algum tipo de tratamento e está longe das drogas há pelo menos dois meses.

Como principais causas de recaídas, podemos destacar os seguintes aspectos:

  • Os procedimentos utilizados na recuperação anterior estavam errados, não foram bem realizados ou foram insuficientes para o caso do paciente;
  • Investiu-se apenas na retirada da droga e os aspectos psicológicos e psiquiátricos foram negligenciados, mantendo a raiz do problema inalterada;
  • Faltou apoio da família e dos amigos no retorno do paciente ao convívio social. As pessoas ao redor têm um papel decisivo neste momento, pois são responsáveis por darem o suporte íntimo e necessário para esta nova fase;
  • Sentimento de baixa estima;
  • Envolvimento com antigas más companhias;
  • Frequentar antigos espaços que estão associados ao histórico de dependência química, como bares, baladas e festas;
  • Crença em possuir total domínio sobre o vício, levando-o a experimentá-lo novamente sem controle real; etc.

Se você identifica alguns destes fatores como os propulsores do seu retorno ou de algum ente querido às drogas, o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação pode ajudá-lo a intervir nesta situação.

O que fazer neste momento?

Ao ter uma recaída, o usuário precisa de todo o apoio necessário para ter um tratamento adequado. Assim, sentimentos como frustração, perda, raiva e mágoa devem ser deixados de lado, já que não há espaço para eles na recuperação.

Deste modo, a primeira coisa a ser feita é fazer um diagnóstico do que deu errado neste primeiro momento e começar a busca por tratamentos mais efetivos.

O Guia Especializado em Clínicas de Recuperação apresenta-se como uma ótima ferramenta, pois funciona como um catálogo que reúne diferentes opções de centros de tratamento de qualidade em todo o Brasil.

Ele conta com filtros que permitem uma pesquisa personalizada, possibilitando encontrar lugares a partir de alguns critérios como localidade, público alvo (espaços apenas para homens ou mulheres ou mistos) e tipos de tratamento (apenas para álcool, tabagismo ou cleptomania, por exemplo).

Em alguns cliques, você pode ainda saber a média de preços das clínicas de recuperação e obter o e-mail, o telefone e até o Whatsapp para entrar em contato com os responsáveis e tirar suas dúvidas específicas.

Não perca mais tempo e deixe que o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação ajude você e o seu ente querido!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.