Uma plataforma EXCLUSIVA para você encontrar as melhores clínicas de recuperação do BRASIL!
Drogas

O que leva uma pessoa mesmo após um longo tratamento ter uma recaída?

25 de junho de 2019
O que leva uma pessoa mesmo após um longo tratamento ter uma recaída?

Ver alguém tendo uma recaída é algo doloroso, pois é como se já se tivesse alcançado um porto seguro e de repente se fosse jogado novamente ao mar. 

Entretanto, é importante lembrar que a dependência em álcool ou em drogas psicoativas se apresenta para muitas pessoas como uma saída para esquecer os problemas, mesmo que temporariamente.

Por isso, acompanhe nosso artigo sobre o que pode levar alguém a procurar o seu antigo vício novamente e como o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação pode ajudar você a reverter esta situação.

Fatores de risco para dependentes químicos em tratamento

Primeiramente, é importante saber que o indivíduo é considerado em recaída quando já esteve em algum tipo de tratamento e está longe das drogas há pelo menos dois meses.

Como principais causas de recaídas, podemos destacar os seguintes aspectos:

  • Os procedimentos utilizados na recuperação anterior estavam errados, não foram bem realizados ou foram insuficientes para o caso do paciente;
  • Investiu-se apenas na retirada da droga e os aspectos psicológicos e psiquiátricos foram negligenciados, mantendo a raiz do problema inalterada;
  • Faltou apoio da família e dos amigos no retorno do paciente ao convívio social. As pessoas ao redor têm um papel decisivo neste momento, pois são responsáveis por darem o suporte íntimo e necessário para esta nova fase;
  • Sentimento de baixa estima;
  • Envolvimento com antigas más companhias;
  • Frequentar antigos espaços que estão associados ao histórico de dependência química, como bares, baladas e festas;
  • Crença em possuir total domínio sobre o vício, levando-o a experimentá-lo novamente sem controle real; etc.

Se você identifica alguns destes fatores como os propulsores do seu retorno ou de algum ente querido às drogas, o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação pode ajudá-lo a intervir nesta situação.

O que fazer neste momento?

Ao ter uma recaída, o usuário precisa de todo o apoio necessário para ter um tratamento adequado. Assim, sentimentos como frustração, perda, raiva e mágoa devem ser deixados de lado, já que não há espaço para eles na recuperação.

Deste modo, a primeira coisa a ser feita é fazer um diagnóstico do que deu errado neste primeiro momento e começar a busca por tratamentos mais efetivos.

O Guia Especializado em Clínicas de Recuperação apresenta-se como uma ótima ferramenta, pois funciona como um catálogo que reúne diferentes opções de centros de tratamento de qualidade em todo o Brasil.

Ele conta com filtros que permitem uma pesquisa personalizada, possibilitando encontrar lugares a partir de alguns critérios como localidade, público alvo (espaços apenas para homens ou mulheres ou mistos) e tipos de tratamento (apenas para álcool, tabagismo ou cleptomania, por exemplo).

Em alguns cliques, você pode ainda saber a média de preços das clínicas de recuperação e obter o e-mail, o telefone e até o Whatsapp para entrar em contato com os responsáveis e tirar suas dúvidas específicas.

Não perca mais tempo e deixe que o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação ajude você e o seu ente querido!

Blog

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Não é nenhum segredo que se exercitar pode fazer maravilhas em sua saúde física e mental.

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Uma das maiores dúvidas de quem está buscando tratamento para si ou para algum familiar, é se o plano médico cobre ou não todo o tratamento, pois os valores cobrados nessas situações são extremamente altos.

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

O vício em álcool é uma doença incapacitante e debilitante que afeta tanto mentalmente quanto fisicamente os indivíduos que sofrem com isso.

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Iniciar uma conversa com alguém sobre seu vício em drogas nunca é fácil, mas é importante que venha de um lugar de acolhimento e compreensão.