Passos para ajudar o dependente químico na recuperação

14/02/2019

Passos para ajudar o dependente químico na recuperação

Os dependentes químicos geralmente se afastam dos familiares e amigos que não usam drogas ou álcool. Frequentemente, eles se unem a grupos de usuários que os mantêm alienados da própria realidade, uma vez que eles se apoiam mutuamente em tudo que se refere às substâncias químicas.

É comum nesse tipo de grupo o uso de drogas e álcool ser incentivado e tratado como parte da rotina deles e por isso o usuário tem a sensação de que é algo normal e aceito.

Muitas vezes a família e os amigos desistem de tentar ajudar o dependente porque percebem que seus esforços não alcançam resultados e se sentem impotentes e abandonando o usuário à própria sorte.

Sendo parte da solução do problema

O caminho da recuperação costuma ser extremamente difícil, por isso, para conseguir ajudar um adicto, é importante conhecer a fundo o problema. Veja a seguir alguns passos para ajudar seu ente querido a se recuperar.

  1. Apoio é fundamental

Uma das características dos grupos de dependentes é o apoio mútuo e muitas pessoas nunca receberam esse tipo de apoio antes de se envolverem com substâncias químicas.

Alguns desses grupos formam verdadeiras irmandades e defendem os seus membros de forma veemente. Muitas vezes os dependentes têm recaídas justamente por sentirem falta desse convívio social.

Ter opção de apoio saudável é importante para ajudar o usuário a se sentir seguro para deixar essas relações nocivas.

  1. Dependência em drogas e álcool é doença

A dependência de drogas e álcool é considerada uma doença mental crônica pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas ainda assim muitas pessoas resistem em considerar essa questão e acreditam que a dependência é falta de caráter.

  1. Busque ajuda para você

Não saber como agir é um dos maiores problemas ao lidar com o dependente químico. As pessoas geralmente procuram enfrentar o problema da forma como lidam com as dificuldades do dia a dia. Mas essa estratégia raramente funciona.

Por isso é importante buscar informação, ajuda profissional e conhecer grupos de apoio. As pessoas desse tipo de grupo já enfrentaram a mesma situação e algumas ainda estão lutando. Então, além de apoio, você receberá orientação sobre como lidar com esse problema.

  1. Incentive a frequência a grupos de ajuda

O preconceito que envolve essa doença muitas vezes leva o dependente e seus familiares a negarem a existência da doença e principalmente permitirem que outras pessoas saibam dessa triste realidade familiar.

Não aja dessa forma e incentive o dependente a frequentar grupos como o AA (Alcoólicos Anônimos) e o NA (Narcóticos Anônimos). Esses grupos são formados exclusivamente por adictos e ex adictos e os membros acolhem todas as pessoas que buscam ajuda.

Esse apoio é fundamental para a decisão de abandonar o vício e se manter longe das drogas e do álcool.

  1. Indique um bom tratamento

O tratamento por conta própria é totalmente desaconselhado. Sem o acompanhamento de profissionais se torna muito difícil abandonar a dependência e por isso muitas vezes a pessoa fracassa.

Isso gera desmotivação para outras tentativas. Sem contar que tais tentativas podem ser muito perigosas, uma vez que a abstinência pode gerar transtornos e agressividade intensa.

Sempre procure ajuda profissional e considere até mesmo clínicas de reabilitação. Lá, além de profissionais capacitados, há o ambiente ideal para todas as fases do tratamento.

Se você não sabe qual clínica procurar ou sequer conhece alguma, o site Busca Clínicas de Recuperação pode te ajudar. Através de diversos filtros disponibilizados nele, você pode encontrar a melhor clínica, perto de você. Não deixe de conferir!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.