Sentimento de culpa após beber muito

17/02/2021

Sentimento de culpa após beber muito

Muitas pessoas se perguntam se é normal ter sentimento de culpa após beber muito. Sim, é bastante comum, sobretudo devido aos efeitos causados pela “ressaca”, horas após a bebedeira.

Geralmente quem ingeriu álcool em excesso promete a si mesmo e a outras pessoas que vai evitar essas situações, seja pelo mal-estar físico sentido pelo organismo, seja por outros transtornos que esse consumo pode ter trazido, como discussões e exposições desnecessárias que muitas vezes a pessoa nem se lembra de ter provocado.

A questão pode ser mais profunda: quando você promete a si a outra pessoa que não vai beber mais na mesma quantidade, consegue cumprir? Se sim, é bom sinal. Mas, se não, será que não há algo errado, como, por exemplo, estar caminhando a passos largos para a dependência? Entenda mais sobre isso neste post.

 

Sinais da dependência

Pode ser muito difícil assumir a dependência do álcool, pois a maioria das pessoas o consome em festas e outras confraternizações e boa parte delas tem controle sobre a quantidade ingerida.

Esse é um dos fatores que pode ajudar você a perceber que algo está errado, pois alguém que luta contra o vício, quando começa a beber não consegue parar. Algumas outras perguntas podem te ajudar a perceber os sinais da dependência, entre elas:

 

  • Você sente necessidade de beber todos os dias?
  • Quando quer comemorar algo, imediatamente pensa em beber?
  • Quando está triste, busca consolo na bebida?
  • Se vir alguém bebendo, automaticamente quer fazê-lo também e não consegue resistir?
  • Se tenta não beber, fica irritado, ansioso, com a boca seca e/ou com dor de cabeça e tudo isso passa quando começa a beber?
  • Gasta dinheiro demais com bebida?
  • São frequentes os desentendimentos com seus pais, filhos e/ou parceiros por causa da bebida?

 

Se você respondeu positivamente a boa parte dessas perguntas, já tentou parar de beber por sua própria conta, mas não conseguiu, é o momento de fazer uma séria reflexão sobre o assunto e buscar ajuda para largar o vício o quanto antes.

 

Como tratar o alcoolismo?

O tratamento mais indicado é aquele que se realiza em clínicas de reabilitação e muitas vezes é preciso ficar internado para contar com o suporte integral da equipe durante o período de desintoxicação.

Nesta fase, seu corpo vai solicitar o álcool e, não tendo acesso a ele, o organismo vai reagir. Isso é o que chamamos de crise de abstinência. Nesta etapa, o paciente é monitorado todo o tempo por uma equipe que, se julgar necessário, pode intervir com medicamentos para aliviar os efeitos da crise.

Mas o tratamento não termina quando o indivíduo está “limpo”. A terapia é essencial para que ele se mantenha assim, especialmente quando retornar ao convívio em sociedade. É importante se autoconhecer e definir mudanças em relação aos hábitos a fim de seguir com o tratamento, afinal alcoolismo é uma doença crônica, ou seja, pode ser controlada, mas não curada completamente.

 

Por tudo isso, escolher o lugar certo, onde você receba o cuidado adequado é essencial para o sucesso do tratamento. O Busca Clínicas de Recuperação trabalha para te ajudar a encontrar o lugar ideal para as suas necessidades. O site tem diversos filtros que podem ser usados para definir aspectos como localização e preço, por exemplo. Acesse agora e confira!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.