Como ajudar um alcoólatra?

04/02/2017

Como ajudar um alcoólatra?

O alcoolismo é uma doença crônica e progressiva que envolve a perda de controle sobre o consumo de álcool, preocupação com o álcool e o uso contínuo de álcool apesar de suas consequências negativas. Ajudar um alcoólatra pode ser um processo difícil e desafiador, mas é certamente possível. Este artigo irá orientar você através de várias etapas importantes para ajudar um ente querido que está lutando contra o alcoolismo.

1. Compreenda o Alcoolismo

Entendendo a Doença

O primeiro passo para ajudar um alcoólatra é entender o que é o alcoolismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o alcoolismo como uma doença, e não como uma fraqueza de caráter ou falta de vontade. O alcoolismo envolve uma dependência física e psicológica do álcool, o que pode tornar a recuperação um desafio significativo.

Reconhecendo os Sintomas

Os sintomas do alcoolismo podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem uma necessidade constante de beber, dificuldade em parar uma vez que começaram, sintomas de abstinência quando não estão bebendo, negligenciando responsabilidades pessoais e profissionais, e continuando a beber apesar dos problemas de saúde e relacionamentos causados pelo álcool.

2. Abordagem e Comunicação

Abordando o Assunto

Inicie uma conversa em um momento em que a pessoa esteja sóbria e possa pensar claramente. Seja honesto sobre suas preocupações e tente evitar julgamentos ou acusações. Expresse seu amor e preocupação, em vez de raiva ou frustração.

Estabelecendo um Diálogo Aberto

Comunique-se de maneira aberta, honesta e respeitosa. Esteja pronto para ouvir, bem como falar. Pode ser útil falar sobre como o comportamento da pessoa está afetando a você e aos outros, mas faça isso de uma maneira não acusatória.

3. Encoraje o Tratamento

Reconhecendo a Necessidade de Ajuda

Um dos passos mais difíceis para uma pessoa que luta contra o alcoolismo é reconhecer que tem um problema e que precisa de ajuda. Incentive seu ente querido a buscar ajuda profissional e reafirme seu apoio.

Encontrando Recursos de Tratamento

Existem muitos recursos disponíveis para pessoas que lutam contra o alcoolismo, incluindo grupos de apoio, programas de tratamento ambulatorial e hospitalar, terapias individuais e familiares, e medicação. Pesquise esses recursos e discuta as opções com seu ente querido.

4. Ofereça Apoio Durante a Recuperação

Apoio Contínuo

A recuperação do alcoolismo é um processo contínuo que pode envolver recaídas. Continue a oferecer apoio ao seu ente querido, seja ouvindo quando eles precisam falar, acompanhando-os a compromissos ou simplesmente estando lá para eles.

Cuidando de Si Mesmo

Ao ajudar um ente querido com alcoolismo, também é importante cuidar de sua própria saúde mental e física. Considere a possibilidade de procurar apoio para si mesmo, como grupos de apoio para famílias de alcoólatras ou terapia.

Conclusão

Ajudar um alcoólatra pode ser um processo desafiador e emocionalmente exaustivo, mas a recuperação é possível. Com compreensão, comunicação aberta, incentivo ao tratamento e apoio contínuo, você pode desempenhar um papel vital na recuperação do seu ente querido. Lembre-se de que você não está sozinho e que existem recursos disponíveis para ajudar tanto a pessoa que está lutando contra o alcoolismo quanto a você.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.