Como acabar com a compulsão por comida?

05/03/2021

Como acabar com a compulsão por comida?

Você sabe o que é compulsão alimentar? É quando alguém come mesmo que não esteja com fome e também não deixa de se alimentar, mesmo que já esteja satisfeito. Trata-se de um sério problema de saúde e ele vai muito além da obesidade, a qual, por si só, aumenta as chances de que o indivíduo desenvolva uma série de outros problemas de saúde.

Muita gente acha que, fazendo uma cirurgia bariátrica ou recorrendo a um balão gástrico irá emagrecer, mas pode não ser bem assim porque, se a compulsão não for tratada, o reganho de peso é uma consequência natural do comportamento compulsivo. Quer entender melhor a compulsão por comida e saber como tratá-la? Acompanhe este post!

 

Causas da compulsão alimentar

As causas do problema podem ser muitas e entre elas estão:

 

  • As dietas rígidas que privam a pessoa de comer um grande número de alimentos.
  • O conforto emocional, quando o indivíduo come para tentar aliviar dores psíquicas, como quando termina relacionamentos ou está triste e angustiado.
  • O estresse, pois a comida funciona como um meio de escapar dos aborrecimentos constantes e cotidianos que surgem.
  • Problemas de autoestima, já que quem tem compulsão alimentar geralmente tem também uma autoimagem bastante distorcida, frequentemente achando que precisa perder peso e se engajando em dietas que podem ser muito prejudiciais ao seu organismo.

 

Como saber se tenho compulsão alimentar?

Se você come mais rápido do que o normal, come mesmo sem estar com fome, continua a se alimentar mesmo percebendo que já está satisfeito, sente culpa por ter comido demais e fica com vergonha a ponto de se alimentar escondido, sim, com certeza você tem compulsão e deve buscar tratá-la.

Como acabar com a compulsão por comida?

Esse não é um caminho fácil de ser percorrido e você vai precisar de ajuda profissional. Buscar uma clínica especializada no tratamento da compulsão é o melhor caminho, pois lá você terá acesso a uma equipe que poderá lhe dar suporte, com psiquiatra, nutricionista, nutrólogo, psicólogo e muito mais.

Paralelamente, deixaremos algumas dicas que também podem ajudar nesta sua luta contra a compulsão:

 

  • Conheça as causas

Por que você come dessa forma? Desde quando isso começou a acontecer? Comece a reparar se existem gatilhos: isso só ocorre quando você está deprimido ou frustrado?

 

  • Trabalhe na sua alimentação

Priorizar frutas, verduras e legumes é o primeiro passo. Assim você consegue obter mais saciedade ao mesmo tempo em que não consome tantas calorias. Um nutrólogo pode ajudar com bons conselhos, assim como um nutricionista com um cardápio adequado às suas necessidades.

 

  • Pratique atividade física

Além de ajudar a perder calorias, a prática da atividade física libera hormônios que permitem a você ter a sensação de bem-estar. Por isso ela é muito importante para a perda de peso e reconstrução da autoestima.

 

O processo de tratamento da compulsão alimentar não é fácil e o segredo é focar no objetivo, tendo persistência. Mas o acompanhamento de uma equipe especializada é fundamental, então procure buscar espaços que lhe ofereçam isso. O Busca Clínicas de Recuperação pode ajudar você a achar uma clínica na sua cidade a um preço acessível para ter acesso ao tratamento. Visite a nossa página!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.