Como conseguir internação involuntária?

10/07/2018

Como conseguir internação involuntária?

Infelizmente, quando falamos sobre dependentes químicos, há momentos em que a única solução para tentar realizar um tratamento é a internação.

E a internação involuntária (quando o dependente não quer ser internado) sem dúvida é dolorosa para a família, apesar da compreensão de que se está fazendo o melhor pelo seu ente querido.

Quando a internação é involuntária, algumas regras devem ser seguidas. Por isso, queremos lhe deixar bem informado sobre quais procedimentos tomar e como reagir perante o dependente químico que não aceita a internação.

Como requerer a internação involuntária?

Quando amamos uma pessoa, normalmente não queremos vê-la sofrer, certo? Mas quando o assunto é drogas, há inúmeros casos em que a pessoa não aceita que precisa de tratamento, pois simplesmente não sabe que está doente.

Porém, ao atingir certos limites, a internação se torna algo indispensável para a preservação da saúde do dependente. Em tais casos, há a possibilidade de a família solicitar uma internação.

Para isso, uma carta deve ser escrita pelos próprios familiares contendo o pedido de internação e os motivos. A mesma precisa contar com o parecer de um médico psiquiatra.

Além disso, há outros documentos que precisam ser apresentados. É importante que as regras sejam seguidas. Há procedimentos que devem ser cumpridos junto ao Ministério Público.

Tudo isso evita que uma internação involuntária – devidamente solicitada pelos familiares – torne-se cárcere de privado para o seu ente querido.

Como lidar com o dependente químico que não quer a internação?

Após formalizar e conseguir a internação, será necessário lidar com outra barreira: o próprio dependente químico. Quando ocorrem esses pedidos dos familiares, o motivo principal é a recusa do dependente em se tratar voluntariamente.

Por isso, uma equipe qualificada de profissionais (entre médicos, psicólogos e enfermeiros) deve estar pronta para esse desafio. Afinal, somente um time bem preparado consegue dar suporte a um tratamento de sucesso.

Inicialmente o dependente químico se mostra relutante quanto ao tratamento, mas depois é muito comum que reconheça que de fato necessitava de ajuda. O tempo que isso pode levar irá variar de paciente para paciente.

Quando a família chegar a um acordo de que a internação será necessária, deve procurar ajuda sem que o dependente saiba. Pois, se ele souber dessa procura, vários comportamentos podem surgir, como a prática da violência ou a fuga de casa, por exemplo.

Também é importante lembrar que a internação voluntária deve ser a primeira opção antes de partir para a involuntária. No Guia, é possível encontrar diferentes clínicas que utilizam métodos de tratamento variados.

CLIQUE AQUI para Buscar

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.