Sintomas de quem usa drogas pela primeira vez

13/07/2021

Sintomas de quem usa drogas pela primeira vez

As pessoas usam drogas pela primeira vez por diferentes motivos. Pode ser por uma simples curiosidade, pela vontade de fazer parte de um grupo ou até para fugir temporariamente de problemas ou situações difíceis.

Porém, infelizmente, é muito comum que a partir dessa experimentação o uso da substância vá se tornando cada vez mais regular até que entre definitivamente na vida do indivíduo.
Em geral, alguns sintomas como olhos vermelhos, perdad e peso, mudanças de humor e perda de interesse em atividades diárias podem ajudar a identificar se alguém está usando drogas.
Enquanto algumas drogas como cocaína, causam alterações no comportamento, outras como maconha e LSD provocam alterações psicológicas em que se manifesta a agressividade, depressão, excitação ou mau humor por exemplo. Alem disso quase todas as drogas provocam sintomas físicos como olhos vermelhos, perda de peso ou tremores por exemplo. Veremos mais adiante sobre os sintomas de cada uma delas.

Neste post, vamos falar sobre os sintomas causados pelas três substâncias que funcionam como porta de entrada para a dependência da maioria das pessoas. Não deixe de ler!

 
Todas as drogas se manifestam de forma diferente no corpo, mas esses sinais e sintomas são os mais comum no uso delas:

 - Olhos vermelhos e com excesso de lágrimas;
- Pupilas maiores ou menores que o normal;
- Movimentos oculares involuntários;
- Alterações rápidas de peso;
- Tremores frequentes nas mãos;
- Dificuldade para coordenar os movimentos;
- Fala lenta ou alterada;
- Baixa tolerância ao ruído;
- Diminuição da sensibilidade à dor;
- Alterações da temperatura corporal;
- Alterações na frequência cardíaca e pressão arterial.

As pessoas que usam drogas também não se preocupam mais com a imagem nem o visual, passando a se vestir mal até.

Há também alguns outros sinais comportamentais que as pessoas que usam drogas apresentam:

 - Diminuição na produtividade no trabalho ou em atividades diárias;
- Faltas frequentes no trabalho ou em outros compromissos;
- Iniciar facilmente brigas em casa ou no trabalho;
- Fazer atividades perigosas, como dirigir após beber ou ter comportamentos sexuais de risco;
- Ter necessidade frequente de pedir dinheiro emprestado;
- Perder o interesse nos amigos e na família.

 

Cigarro

O cigarro não vicia uma pessoa nas primeiras vezes em que ela o experimenta. Mas, quando o hábito se instala, a situação se complica, pois o indivíduo vai criando uma rotina para fumar e cinco maços podem ser suficientes para torná-lo dependente.
Em quantidades moderadas e em curto prazo, ele provoca relaxamento e contração dos vasos sanguíneos. Em grande quantidade, causa dores de cabeça, náusea e perda de apetite.
Os seus efeitos a longo prazo envolvem prejuízo à respiração e aumento da possibilidade de desenvolver diferentes tipos de câncer – especialmente no aparelho respiratório -, bem como doenças cardíacas.
A nicotina produz aumento no batimento cardíaco, na pressão arterial, na frequência respiratória e na atividade motora. Quando a pessoa fuma um cigarro, a nicotina é distribuída pelos tecidos e o sistema digestivo contrai o estomago, dificultando a digestão.

 

Álcool

Pesquisas comprovam que a bebida alcoólica é cada vez mais consumida entre os jovens do Brasil e os seus efeitos não são nada bons.
O álcool, quando consumido de forma leve e no início, provoca euforia, relaxamento e diminui o nível de consciência de uma pessoa. Quando passa a ser usado em excesso, pode levar à inconsciência. Não são raros os casos daqueles que vão parar no hospital por coma alcoólico.
Seus efeitos a longo prazo aumentam os riscos de desenvolver obesidade e impotência sexual, ter danos cerebrais e sérias lesões no aparelho digestivo, em especial quando se trata de estômago e fígado.
O consumo excessivo do álcool também está ligado ao aparecimento de doenças como cirrose, gastrite, polineurite, anemia, pelagra e ulceras cutâneas.
Os efeitos principais do álcool no organismo são:
- Alterações cerebrais
- Lesões hepáticas
- Irritação do estomago
- Disfunção renal
- Inflamação do pâncreas
- Problemas cardíacos
- Enfraquecimento do sistema imunológico
- Aumento do risco de câncer.

 

Maconha

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Columbia, nos EUA, boa parte dos jovens que têm acesso a drogas mais pesadas iniciam seu percurso usando a maconha.
Quando consumida em quantidades moderadas, ela provoca relaxamento, euforia e mudança na percepção. O consumo em quantidades maiores pode causar pânico e a longo prazo psicose.
Alem dos efeitos psicológicos, o consumo de maconha também gera efeitos físicos, como a taquicardia, aumento de pressão arterial e aumento da frequência respiratória.

 

Como saber se alguém está usando estas substâncias?

Quando uma pessoa começa a usar drogas, ela apresenta alguns sinais que podem ajudar nesta identificação. Confira alguns deles:

 
Cigarro

Muitos correlacionam o uso do cigarro ao seu cheiro característico, pois ele parece se entranhar na pessoa: suas roupas, seus cabelos, tudo parece cheirar a nicotina logo depois que ela fuma um cigarro.
Mas não é apenas isso: quem fuma este tipo de substância frequentemente desenvolve uma dependência psicológica que faz com que, quando o indivíduo esteja nervoso, triste ou ansioso, ele precise fumar para se sentir calmo, alegre e relaxado, o que é visível em seu comportamento após o uso do cigarro.
Hoje em dia, muitos jovens têm utilizado o cigarro eletrônico, que tem um vapor mais denso e adocicado que o comum. Ele parece ter virado moda entre este público e seu uso ocasiona crises de rinite, além de tosses frequentes, falta de ar e pigarro.

 
Álcool

Alguns dos principais sintomas ocasionados pelo uso do álcool envolvem mudanças de comportamento. A pessoa sob efeito desta substância muitas vezes ganha coragem para fazer o que não faz sóbria e isso inclui não apenas a perda de timidez, mas também, em determinados casos, certa agressividade.
O cheiro característico de substâncias alcoólicas também é um sinal de que a pessoa fez uso da bebida. Embora ela possa tentar disfarçá-lo com balas, sprays ou chicletes, nem sempre isso é possível.
A coordenação motora também costuma ser afetada. Sendo assim, um indivíduo que fez uso de bebida alcoólica pode caminhar de forma mais cambaleante e até sofrer quedas em função dos efeitos da substância.

 
Maconha

Os olhos vermelhos são um dos principais sinais de que alguém pode estar usando maconha. Mas não se engane: resfriados, alergias e exposição prolongada ao sol também podem causar esse tipo de reação. Então, neste caso, procure relacionar estes sintomas a outros que apontaremos aqui.

A falta de coordenação motora é outro sintoma comum desse tipo de substância. Comece a observar se a pessoa frequentemente esbarra em móveis ou objetos, parece estar tonta ou demonstra nitidamente falta de equilíbrio.
A percepção temporal também é afetada. Isso significa que o indivíduo demora mais a reagir diante de determinadas situações, ou seja, se questionado sobre algo, tarda a responder, se solicitado a fazer alguma tarefa, levará mais tempo do que o normal. Por isso pessoas sob efeito de maconha não devem operar máquinas ou dirigir, pois é elevado o risco de se envolverem em acidentes.
A perda de peso também é um sinal significativo. É bastante comum que o usuário comece a emagrecer. Se este for o caso, é porque o uso da substância se iniciou há algum tempo.
O uso da maconha também tem efeito na memoria, a curto prazo. Em um organis

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.