Síndrome de abstinência com a desintoxicação de drogas

07/04/2022

Síndrome de abstinência com a desintoxicação de drogas

As crises de abstinência geralmente são impulsionadas quando um indivíduo, que faz uso frequente de drogas, fica alguns dias sem consumi-las.

Ainda que sejam usadas em pequenas quantidades, as drogas têm um efeito muito significativo no organismo, e as substâncias são rapidamente absorvidas pelas células pulmonares, e em fração de segundos alcançam a corrente sanguínea e chegam ao cérebro.

Por conta disso, essas substâncias geram uma grande sensação de bem-estar e de prazer no organismo do indivíduo, levando ele a sempre querer mais para se sentir bem.

O uso constante de drogas traz riscos de várias doenças mentais e físicas. Conforme o nível de gravidade, os desequilíbrios emocionais podem evoluir até mesmo para uma ideia suicida.

As crises de abstinência causam sintomas decorrentes das reações provocadas pela ausência da droga.

Quando a pessoa inicia um tratamento de desintoxicação, a falta da droga pode gerar graves perturbações pelo fato do organismo já estar acostumado às substâncias.

Com isso podem surgir alterações de comportamento devido a falta das drogas, e o primeiro sinal é o desespero, a fissura pela droga.

É uma vontade quase incontrolável, e pode provocar reações enérgicas como agressividade e perda da razão.

Muitos usuários abandonam o tratamento nessa fase, o que fica mais evidenciado que se tornaram dependentes e precisam se submeter a um tratamento sério para se livrar das drogas.

Sintomas de uma crise de abstinência

Os sintomas das crises nem sempre obedecem um padrão fixo, pois variam de acordo com o organismo de cada usuário e também do tipo de droga que geralmente consomem. Os mais evidentes, causados pela síndrome de abstinência são:

  • confusão mental;
  • agressividade;
  • apatia;
  • disfunção psicomotora;
  • transtornos de ansiedade;
  • delírios;
  • irritabilidade;
  • problemas de memória;
  • alterações no sono;
  • hipersensibilidade ao estresse;
  • tendências a ideações suicidas.
  • aumento do apetite;
  • comportamentos compulsivos.

Essas crises de abstinência podem provocar reações imprevisíveis e perigosas. Se a pessoa estiver sozinha, é importante procurar ajuda de imediato.

Uma crise geralmente costuma ser desencadeada pelo estresse descontrolado ao entrar em contato com outros usuários de drogas. Nessa fase a pessoa já se tornou mais vulnerável ao uso, e o organismo passa a “exigir” a substância.

Para minimizar os efeitos das crises de abstinência, a prática de exercícios físicos pode ajudar.

Fazer exercícios ajuda na liberação de substâncias responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar geral. Porém é importante passar por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tipo de atividade física.

Outra atitude que ajuda bastante a minimizar as crises de abstinência é fugir de ambientes com usuários de drogas, pois é preciso se manter ocupado com outras atividades, que possam ser prazerosas também, e principalmente evitar novos consumos.

Tomar muita água e priorizar uma alimentação saudável é um dos pontos mais importantes para aumentar a defesa do organismo e promover a desintoxicação. Opte por alimentos menos calóricos que vão fortalecer as funções cerebrais e vão ajudar a ter mais disposição física e mental.

A melhor forma de lidar com uma crise de abstinência, é que ela seja acompanhada por profissionais especializados, em uma clínica de recuperação ou hospital especializado. A equipe sabe como lidar com os sintomas e ajudam o indivíduo a se recuperar.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.