Quais são os perigos associados ao uso de substâncias psicoativas?

08/02/2021

Quais são os perigos associados ao uso de substâncias psicoativas?

A sensação prazerosa que as drogas psicoativas trazem para os usuários durante alguns minutos não se compara aos perigos causados pelo seu uso.

Por isso dependentes químicos e seus familiares precisam saber dos riscos associados a esta prática para buscar ajuda especializada e evitar que a situação se agrave com o passar do tempo.

Conheça agora que tipos de problemas de saúde e de vulnerabilidade social a que estas pessoas estão sujeitas.

 

Quais são os perigos para o organismo?

As drogas são chamadas de substâncias psicoativas porque atuam diretamente no sistema nervoso central e no funcionamento neurológico. Por esta razão, seus efeitos são atraentes: tornam os sentidos aguçados, aumentam a autoestima, dão sensação de euforia e permitem ao indivíduo esquecer seus problemas temporariamente.

Mas, destas toxinas que são introduzidas no organismo, alguns problemas podem surgir ao longo do tempo, como:

 

  • Doenças cardiovasculares
  • Transtornos mentais
  • Doenças respiratórias
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • Problemas respiratórios
  • Insuficiência renal
  • Insuficiência hepática

           

Emergências médicas específicas

Os dependentes químicos também estão propensos a apresentar quadros graves que devem receber atendimento médico imediatamente, como:

 

  • Overdose

Quando o usuário consome uma grande quantidade de droga em um curto espaço de tempo, o organismo pode não dar conta de metabolizá-la, causando um acúmulo de toxinas no sangue. Esta é a origem da overdose.

Esse excesso acaba atingindo órgãos como o coração e o pulmão, que podem entrar em falência caso não haja pronto atendimento.

 

  • Abstinência

O ciclo de uso e efeito de drogas psicoativas é geralmente muito rápido: por exemplo, ao fumar uma pedra de crack, a droga leva segundos para chegar ao sistema nervoso e gerar um estado de euforia. Porém, com a mesma velocidade este prazer se esvai e o indivíduo passa a um quadro de abstinência.

É comum que a fissura pela droga faça com que ele se sinta mal psicologicamente, tenha alucinações, crie paranoias e apresente um comportamento agressivo com os que estão a sua volta.

Esta sensação de desespero também pode levar o usuário a querer acabar com sua própria vida para colocar um ponto final neste sofrimento

 

Vulnerabilidade social

Estar exposto aos efeitos de psicoativos também faz com que o dependente vire um alvo fácil de pessoas mal intencionadas. Não são raros os casos de mulheres dependentes que sofrem tentativas de estupro e agressão física, homens que têm seus pertences roubados e indivíduos envolvidos em brigas ou vítimas de acidentes.

 

Perda da vida social

Na maioria das vezes, a dependência química causa a perda de emprego, interrupção dos estudos, distanciamento de familiares e amigos e desgaste emocional tanto do indivíduo quanto dos entes queridos. Sem estes pontos de apoio, a pessoa fica mais vulnerável aos perigos do consumo de drogas e da violência das ruas.

 

Por isso, procure ajuda especializada enquanto há tempo! No Busca Clínicas de Recuperação, você conta com ferramentas para encontrar o espaço de excelência que ajudará o seu ente querido a ter uma nova vida longe das drogas.  Acesse hoje mesmo e encontre o que precisa!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.