Como parar de usar crack sozinho?

19/08/2021

Como parar de usar crack sozinho?

O crack foi originalmente criado nos Estados Unidos, por volta da década de 1970, mas só ficou popular na década seguinte entre moradores de bairros pobres.

No Brasil, esta droga surgiu no início dos anos de 1990. Seu uso começou entre grupos de pessoas que viviam nas ruas, especialmente homens. Com o passar do tempo, as mulheres também começaram a usar. Atualmente pessoas de todas as classes e idades variadas são viciadas em crack.

A dúvida sobre como parar de usar crack sozinho é muito comum, pois, em muitos casos, o viciado passa a se tornar consciente das consequências da utilização dessa droga.

Ora, a dependência química é uma doença e precisa ser tratada como tal, visto que ela destrói a família do viciado, bem como a da sua família.

Em razão disso, parar de fazer uso de maneira independente é bastante complicado, pois as recaídas tendem a ser comuns.

No entanto, a dúvida ainda permanece e é importante compreender mais para saber se é possível ou não abandonar o vício em crack sozinho. Confira!

O que é o crack?

É uma substância psicoativa, resultado da mistura da pasta de cocaína com bicarbonato de sódio e água. Surgiu para popularizar a cocaína como uma opção mais barata.

Só para se ter uma ideia, ela pode queimada e fumada de diversas maneiras, na forma de pedra, por meio de cachimbos várias vezes improvisados, ou quebrada e usada em cigarros comuns, por exemplo.

Em razão da absorção da fumaça no pulmão ser bastante simples, essa droga apresenta os efeitos rapidamente, que tende, normalmente, a ser inalada na forma de pó.

Todavia, o crack, assim como a cocaína, também é altamente viciante e, por essa razão, o usuário pode acabar precisando de cada vez mais doses de droga e com muita frequência, o que traz riscos a saúde.

Efeitos da utilização do crack

O crack, ao ser consumido, rapidamente atinge o sistema nervoso central, e os seus efeitos começam cerca de 10 segundos após, durando no máximo 5 minutos. Em consequência desse rápido início e término do efeito, o usuário faz seu uso diversas vezes consecutivas.

Quando termina de usar a substância, o usuário se sente deprimido, angustiado e com uma enorme fissura, o que acaba levando-o a sentir forte desejo de consumir cada vez mais a droga.

Poucas vezes de uso são suficientes para causar dependência. E quando não consome crack, o usuário sente uma grande depressão, desânimo e angústia.

Consequências do uso

O aumento do metabolismo e da atividade associada à falta de apetite leva o usuário a um rápido emagrecimento, muitas vezes ocasionando a desnutrição.

A droga é fumada em altas temperaturas o que gera problemas respiratórios como tosse, falta de ar e dor no peito associadas à queda de imunidade. Isso pode acarretar doenças mais graves como a tuberculose e a pneumonia.

Além disso, por conta da utilização prolongada, o ritmo cardíaco é afetado também, como resultado há problemas para respiração, havendo um maior risco de complicações bem graves, como parada respiratória, convulsões e até mesmo infarto.

Após algumas horas de utilização, é muito comum sentir uma sensação enorme de cansaço, o que faz com que o usuário durma por mais de 15 horas e acorde com uma fome totalmente fora do normal.

É possível parar de usar crack sozinho?

Apesar de ser muito difícil, é possível parar de usar crack sozinho. Para que se isso aconteça, primeiramente é essencial que o dependente reconheça que existe algo de errado com ele, tendo em mente que perdeu o controle sobre sua vida.

É necessário também estar ciente dos estragos que o vício fez e fará em seu presente e futuro em todos os aspectos: físico, social, moral, biológico e psíquico.

A partir daí cabe tomar uma decisão de mudança de vida, comportamento e hábitos. Procurar se informar sobre a doença através de jornais, livros e por meio da internet é um caminho.

Procurar uma clínica de reabilitação é a melhor escolha!

Apesar de ser possível parar de usar crack sozinho, a busca pela clínica de reabilitação é a melhor escolha.

Isso porque, o paciente terá toda a estrutura necessária para largar o vício, com profissionais qualificados e um tratamento adequado.

Ora, quando se tenta abandonar o vício sozinho é complicado, pois não se tem o conhecimento de qual o melhor caminho a seguir.

Portanto, a busca pela clínica de reabilitação sempre será a melhor alternativa, em especial quando comparada à vontade de largar o crack de maneira autônoma.

Então, confira alguns sinais de que apontam para a necessidade de uma busca por internação imediata:

  • Mudança de rotina, perdendo os horários de comer e até mesmo faltando ao trabalho;
  • Olhar mais cabisbaixo, visto que ele sente vergonha de si mesmo e assim passa a não conversar mais com as pessoas;
  • O viciado mente frequentemente, uma vez que deseja arrumar justificativas para a sua ausência de comprometimento consigo mesmo e com suas atividades;
  • Com o passar do tempo, o dependente fica muito agressivo, especialmente quando é questionado sobre alguma coisa;
  • A falta de cuidado surge, onde ele não mais se preocupa consigo mesmo, deixa de tomar banho e escovar os dentes.

Então, quando esses sinais surgem, é importante tentar para de usar crack sozinho, porém o suporte profissional, por meio de uma boa clínica de reabilitação faz total diferença nos resultados e na desintoxicação por completo.

Conclusão

É possível parar de usar crack sozinho, mas é difícil e o processo pode levar anos, visto que se fala aqui em uma doença e que precisa ser encarada como tal.

Logo, é importante também buscar ajuda profissional e conhecer tratamentos mais eficazes para que os resultados sejam os melhores possíveis. Isso é fundamental para que tal dependente não tenha que lutar sozinho, correndo o risco de fracassar.

No Busca Clínicas de Recuperação você terá acesso a bastante informação e conteúdo sobre o assunto. Dê uma forma simples e rápida, faça uma busca e encontre variadas clínicas que melhor se adequarão ao seu perfil.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.