Uma plataforma EXCLUSIVA para você encontrar as melhores clínicas de recuperação do BRASIL!
Dependência Química

A adicção pode não ter cura, mas a codependencia tem

04 de maio de 2022
A adicção pode não ter cura, mas a codependencia tem

A codependência emocional pode gerar sérios prejuízos para a vida de quem convive com alguém com dependência química.

É uma condição que submete um indivíduo a aceitar determinados comportamentos e a ter que lidar com as consequências deles sem conseguir se afastar.

Acontece muito frequentemente com dependentes químicos, onde pais e familiares próximos abrem mão da própria vida, e do que acham certo para amparar um ente querido que está usando drogas.

O codependente não consegue se desvincular, por acreditar que depende da outra pessoa, e acaba se colocando em situações intoleráveis para ajudar. Ele acaba utilizando a fragilidade do outro como desculpa, como se fosse uma espécie de cuidador em tempo integral.

Na verdade, o codependente aproveita os momentos em que a outra pessoa precisa de ajuda e se coloca como salvador daquela pessoa.

Mas isso tem um preço alto: ele deixa de viver sua própria vida e acaba vivendo a vida da outra pessoa, com todas as limitações e problemas que a dependência química traz.

Isso significa que o codependente utiliza a doença de seu ente como desculpa para criar uma armadura que o superprotege. Aí há uma participação conjunta.

Também há associação de outros tipos de relacionamentos disfuncionais, como aqueles que incluem o hábito de se responsabilizar por problemas que não são seus, e assim por diante.

Tipos de codependencia

  • Codependencia química

Conforme já falamos acima, é quando a pessoa se apoia no vício de outra, como objeto de obsessão do codependente, fazendo com que ele deixe a própria vida de lado para tentar solucionar a doença da outra pessoa.

  • Codependência afetiva

Trata-se da dependência em relação a qualquer pessoa que tem uma ligação que é considerada patológica dentro de um relacionamento. A insegurança causa essa relação, o medo de ser abandonado, além da necessidade de agradar tudo e a todos. Até os planos e sonhos do codependente não são com base nos seus desejos pessoais, mas na vontade disfuncional de fazer com que o outro se sinta satisfeito e realizado. É como se a pessoa anulasse a si mesma em prol de viver a verdade da outra pessoa.

  • Codependencia familiar

Pode estar vinculada a codependência afetiva, como na relação entre marido e mulher. Nesse caso existe um forte sentimento de culpa ou de responsabilidade pelas decisões e acontecimentos da vida da outra pessoa. Isso afeta a dinâmica familiar, tornando o ambiente pesado e atribuindo comportamentos obsessivos ao dependente. O codependente se prejudica, pis abre mão da própria vida em favor do outro, e também prejudica seu objeto de dependência por colocá-lo em uma situação de incapacidade, o que torna a relação muito sufocante.

Causas da codependencia

Fazer algumas concessões, se colocar no lugar de outra pessoa, é algo natural a se fazer para quem se gosta. Porém quando você faz isso, acaba abrindo mão dos próprios sonhos e desejos, se tornando codependente da outra pessoa.

Geralmente, pessoas com baixa autoestima e falta de confiança estão mais propícias a passar por esse problema, seja por medo de ficar sozinho ou por medo de ser rejeitado. Por conta disso, a pessoa com codependência emocional tem comportamentos abusivos, e não percebe o que está acontecendo.

É possível tratar a codependência emocional, com ajuda profissional e terapia. A negação faz parte dos sintomas então o importante é encarar o problema e perceber que as expectativas que você tem da outra pessoa estão muito acima do que se recebe.

Blog

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Não é nenhum segredo que se exercitar pode fazer maravilhas em sua saúde física e mental.

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Uma das maiores dúvidas de quem está buscando tratamento para si ou para algum familiar, é se o plano médico cobre ou não todo o tratamento, pois os valores cobrados nessas situações são extremamente altos.

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

O vício em álcool é uma doença incapacitante e debilitante que afeta tanto mentalmente quanto fisicamente os indivíduos que sofrem com isso.

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Iniciar uma conversa com alguém sobre seu vício em drogas nunca é fácil, mas é importante que venha de um lugar de acolhimento e compreensão.