Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?

01/07/2020

Quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus?

Em meio à pandemia, a preocupação de boa parte dos brasileiros tem sido pegar coronavírus. Isso porque a Covi-19 ainda não tem vacina e nem uma medicação que tenha se mostrado cientificamente comprovada para combater a doença. Há um risco ainda maior para uma determinada parcela da população, como os idosos, obesos e hipertensos, por exemplo.

Nesse contexto é comum que aqueles que possuem dependência química se preocupem e se perguntem: “quem é alcoólatra pode pegar o coronavírus”? A resposta para esta e outras dúvidas você encontra neste post.

Alcoolismo e coronavírus

Primeiramente, é importante que você saiba que qualquer pessoa pode pegar coronavírus, sendo ela alcoólatra ou não. A diferença é que uma parte da população, ao pegar a doença, apresenta mais chances de ter complicações.

No caso específico dos alcoólatras, a dependência em si não os faz estar no grupo de risco, mas os problemas de saúde que ela pode causar, principalmente se a pessoa consome álcool há anos, podem aumentar as chances de complicações.

Veja agora quem são os mais vulneráveis:

• Hipertensos – não apenas os que têm pressão alta, mas qualquer pessoa com problemas cardiológicos. Isso porque os remédios usados para combater a Covid-19 deixam o coração mais fraco, além de o vírus afetar também o músculo cardíaco.
  • Asmáticos – esse grupo já tem os pulmões mais sensíveis e o coronavírus ataca exatamente este órgão. Isso faz com que as chances de o paciente ficar debilitado aumentem ainda mais.
  • Diabéticos – quem apresenta esta doença possui mais chances de ter um sistema de defesa falho ou fragilizado, aumentando a probabilidade de contrair e de desenvolver a Covid-19.
  • Tabagistas – os que fumam têm mais chances de sofrer com doenças no pulmão. Se este órgão já estiver debilitado, a probabilidade de haver problemas em função da Covid -19 aumentam.
  • Idosos – aqueles com mais de 65 anos apresentam maior tendência a terem complicações relacionadas à doença.

Pesquisas mais recentes apontam ainda que pessoas que tiveram câncer diagnosticado há menos de 5 anos, pacientes que realizam diálise ou tratamentos para outras doenças crônicas nos rins e obesidade também devem ser incluídos no grupo de risco.

Portanto, aqueles que são dependentes de álcool devem estar atentos porque possuem mais chances de terem problemas de saúde como câncer e infarto, os quais podem colocá-los no grupo de risco da Covid – 19.

A pandemia passará. Mas é importante que você busque tratamento. Alcoolismo é doença e deve ser tratado para que você tenha mais qualidade de vida e um relacionamento mais saudável com sua família.

Busca Clínicas de Recuperação é uma página onde você poderá pesquisar diversos estabelecimentos no país inteiro. É possível ter acesso a fotos do local, serviços oferecidos, valores cobrados e muito mais. Acesse agora mesmo!