O que fazer quando se tem um pai alcoólatra?

01/12/2020

O que fazer quando se tem um pai alcoólatra?

A bebida alcoólica, apesar de ser legalizada, é uma substância que causa dependência e por isso é tão perigosa quanto as outras. Prova disso é que o alcoolismo consegue destruir famílias, desgastando pouco a pouco as relações afetivas. Esse assunto é delicado e vamos falar sobre ele agora!

 

O alcoolismo: tratando da doença

O primeiro ponto a ser levantado é que a dependência de álcool ou de qualquer substância química nada tem a ver com o caráter da pessoa. Trata-se de uma doença crônica que deve ser tratada como tal.

A maior parte dos alcoólatras são homens, o que não é por acaso: eles são geralmente expostos a esse tipo de bebida precocemente e também ensinados desde pequenos a não demonstrar fraquezas. 

O problema é que os homens também têm frustrações, desentendimentos, tristezas, preocupações e sofrimentos como as mulheres, mas buscam esconder isso, raramente falando a respeito. A longo prazo, há uma tendência a procurar outras formas de aliviar essas sensações e o álcool é um desses caminhos.

Os componentes das bebidas alcoólicas promovem no indivíduo, além de uma sensação anestésica, fazendo com que ele temporariamente se esqueça dos problemas, também um sentimento de prazer, aumentando a autoestima.

Mas, depois de algumas horas, o álcool começa a ser expelido do corpo, cessando os efeitos e fazendo com que se volte a conviver, de forma ainda mais dura, com os problemas.

 

Sendo filho, como posso ajudar?

Calma é a palavra-chave nesse processo. Palavras e ações podem machucar e por isso é recomendável oferecer ajuda de forma delicada e planejada. Algumas dicas para isso são:

 

  • Não fale sobre o assunto enquanto ele estiver bêbado.
  • Quando seu pai estiver sóbrio, sente para conversar e procure falar sobre como você está preocupado com a dependência dele. Diga como se sente ao vê-lo nessa situação e que deseja ajudá-lo a sair dessa.
  • Lembre-se de que quem ajuda também precisa de ajuda: procure profissionais e grupos de apoio que possam te fortalecer durante esse processo. Os Alcoólicos Anônimos, por exemplo, possuem um grupo apenas para familiares do alcoólatra.
  • Busque tratamentos para o seu pai: a dependência pode ser controlada através da desintoxicação e da realização de terapias que o ajudem a lidar com seus problemas de uma maneira não destrutiva.

 

As clínicas de recuperação são uma opção interessante, pois congregam a possibilidade de manter o dependente sem acesso ao álcool, além de oferecerem infraestrutura de qualidade, contando com uma equipe de médicos, psicólogos e terapeutas com experiência no tratamento do problema e aptos a lidar com os sintomas da abstinência.

 

Através de uma pesquisa rápida no Busca Clínicas de Recuperação, você as melhores opções perto de você! Conte com a gente!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.