Como se comporta um alcoólatra?

05/06/2020

Como se comporta um alcoólatra?

Você conhece alguém que pode estar sofrendo com alcoolismo, mas não tem certeza? Para afirmar isso, é importante saber exatamente o que caracteriza o comportamento de um alcoólico.  Essa é uma dúvida muito comum e iremos esclarecê-la no texto de hoje.

É importante entender que existem alguns sinais claros de dependência alcoólica que uma pessoa pode apresentar e é necessário saber quais são para procurar ajuda o mais rápido possível no Busca Clínicas de Recuperação. Então, leia tudo até o final!

 

Veja 4 sinais de como se comporta um alcoólatra

Como dissemos, existem alguns comportamentos bem típicos de um dependente alcoólico. Entre os principais estão:

 

1- Necessidade de beber todos os dias

Uma pessoa que é dependente do álcool sente a necessidade de bebê-lo todos os dias. Ela precisa ingerir cada vez mais porque o seu corpo vai criando uma tolerância maior à substância.

Por isso é comum sentir um cheiro forte de álcool quando nos aproximamos da pessoa, no seu hálito ou em seus cabelos e roupas.

 

2- Isolamento e problemas familiares

O alcoólatra tem como foco a ingestão de bebidas alcoólicas, passando a viver em função disso. Sendo assim, ainda que esta não seja a intenção, ele começa a desvalorizar as relações com familiares e amigos. É comum que o indivíduo se isole porque não quer ouvir das outras pessoas que suas ações estão erradas.

Também é usual que o dependente passe a negligenciar suas responsabilidades, faltando ou chegando atrasado ao emprego, escola/faculdade e outros compromissos que antes cumpria sem problemas.

 

3- Atitudes agressivas

O alcoólatra só sente satisfação quando está bebendo. Por isso, é comum que ele sinta desespero ou seja agressivo quando não consegue beber ou quando alguém tenta impedi-lo de fazer isso. Infelizmente discussões e agressões físicas são comuns nesses momentos.

Normalmente, quando se chega a este limite, os familiares sabem que está na hora de encontrar um local seguro que possa oferecer o melhor tratamento à pessoa.

 

4- Crises de abstinência

Quando alguém com alcoolismo fica um tempo sem beber, começa a desenvolver crises de abstinência. Isso quer dizer que a pessoa começa a ter sintomas que a incomodam exatamente para forçá-la a consumir a substância,  como sudorese, dores no corpo, impaciência, ansiedade, entre outros.

O alcoolismo é uma doença. E precisa de tratamento especializado para que se elevem as chances de cura. Aquele que tenta sozinho se curar pode ter sérias dificuldades com as crises de abstinência. Algumas delas, inclusive, podem representar um sério risco à vida, sobretudo se se tratar de alcoolatras de longa data.

 

O que fazer?

Se você conseguir relacionar os sinais de comportamento acima com as ações de alguém que conhece ou até com você mesmo, o ideal é buscar uma clínica de recuperação para o tratamento com profissionais qualificados.

O site Busca Clínicas de Recuperação pode te ajudar a procurar os melhores locais de uma maneira fácil e prática. Lá você encontra os mais diversos tipos de clínicas nas mais variadas cidades do Brasil. Entre e busque a melhor para você!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.