As bebidas alcoólicas que mais deixam com ressaca

30/09/2020

As bebidas alcoólicas que mais deixam com ressaca

Provavelmente você tem ou conhece alguém que tenha uma história de porre acompanhada do relato de uma ressaca terrível. Mas por que ficamos tão mal depois de bebermos? Será que isso tem a ver com o tipo de bebida consumida? Saiba agora! 

 

O que é a ressaca?

Quando ingerimos bebida alcóolica, consumimos substâncias químicas estranhas ao nosso corpo, como o acetaldeído que provoca uma espécie de inflamação geral e intoxica o organismo. Depois de algumas horas, os efeitos começam a desaparecer e essas substâncias precisam ser eliminadas.

Para expulsá-las, os órgãos têm de trabalhar mais do que o normal, principalmente o fígado e o pâncreas. A ressaca é justamente a manifestação desse processo.

Outro aspecto é que bebidas como a cerveja possuem efeito diurético, fazendo com que o indivíduo urine bastante. Como na maioria das vezes a pessoa não bebe água ao mesmo tempo, ela fica desidratada, o que contribui para o aparecimento de sintomas como:

  • Cansaço
  • Náusea
  • Dor de cabeça
  • Boca seca
  • Sensibilidade à luz
  • Sono
  • E outros.

           

Quais as bebidas que dão mais ressaca?

Segundo estudos conduzidos por pesquisadores da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, as bebidas que possuem coloração mais escura como vinho tinto, whisky e conhaque tendem a dar mais ressaca do que as de aparência clara, como a vodka, considerada a que menos ocasiona o problema.

Isso acontece por causa de substâncias que são produzidas durante a fermentação e dão o tom mais escuro à bebida. Elas são antidiuréticas, o que retarda o seu processo de eliminação do corpo.

 

A ressaca e o alcoolismo

Como vimos, a ressaca é uma reação natural do organismo ao se ver intoxicado com substâncias estranhas, nesse caso, o álcool. Mas, no caso do alcoólatra, ela já não acontece mais porque, com o consumo frequente, ele gradualmente assimila as substâncias como algo “normal”, tornando-se tolerante a elas.

Ao acostumar-se, outro fenômeno acontece: assim como o corpo manda sinais ao nosso cérebro, avisando que é preciso comer, ele fará o mesmo em relação à bebida alcóolica.

E como o consumo exagerado está ligado à busca por uma sensação de prazer e/ou de alívio, a quantidade de bebida ingerida provavelmente irá aumentar já que o volume inicial não é mais suficiente para alcançá-la. Daí para a dependência começa a se consolidar, oferecendo perigo para a sua vida e dos que estão em volta.

Se esse é o seu caso, procure ajuda em uma clínica de recuperação o quanto antes. Essa é a melhor alternativa para ficar afastado desta droga de tão fácil acesso, mas tão perigosa quanto as outras.

 

Conte com as ferramentas da Busca Clínicas de Recuperação para encontrar o caminho da reabilitação e poder voltar a ter uma vida sossegada e saudável!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.