Como ajudar um dependente de nicotina e escolher o melhor tratamento?

17/03/2021

Como ajudar um dependente de nicotina e escolher o melhor tratamento?

Infelizmente, por mais que tenha havido, últimos anos, investimento dos órgãos de saúde em conscientização, de acordo com a Fundação Osvaldo Cruz, 11% da população brasileira é fumante.

E não para por aí. Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano, mais de 5 milhões de pessoas morrem de doenças relacionadas ao fumo.  Todas estas estatísticas deveriam servir de alerta para evitar que mais e mais indivíduos não enveredem pelo vício, mas não parece ser o que vem acontecendo.

Por ser uma droga legalizada, o cigarro de nicotina acaba se tornando um meio fácil e rápido de aliviar ansiedade e frustrações, desenvolvendo em seu usuário uma dependência psicológica. Quer saber como ajudar um dependente de nicotina a escolher o melhor tratamento? Não deixe de ler este artigo!

 

Quais as opções de tratamento?

Antes de pensar em opções para tratar a dependência de nicotina, é preciso que o fumante entenda que desenvolveu uma dependência e que precisa de ajuda para abandonar o vício.

Pode parecer simples, mas não é. Geralmente demoram meses ou até anos para que alguém realmente se convença disso. É preciso que o indivíduo tente parar por dezenas de vezes por sua própria conta e não consiga ou que apresente problemas de saúde que estejam sendo agravados pela dependência.

O que você pode fazer é dialogar o máximo que puder, trazendo informações e estatísticas que levem a pessoa a refletir sobre a sua condição e a decidir se tratar. Uma vez que ela faça este movimento, é a hora de estudar os tratamentos disponíveis.

 

Como escolher o melhor tratamento?

São diversas as possibilidades de tratamento a serem empregadas isoladamente ou em conjunto para ajudar cada paciente.

Neste post, daremos ênfase às opções medicamentosas, as quais, inclusive, estão disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde):

 

  • Adesivo transdérmico

Geralmente é colocado no dia em que a pessoa escolheu para iniciar seu processo de parar de fumar.  Ele pode ser usado por um período de 16 a 24h e possui liberação lenta de nicotina. Isso significa que, em determinados momentos do dia, os sinais de abstinência podem ficar mais fortes e, neste caso, recorrer à goma de mascar é uma opção a ser considerada. A dose de nicotina a ser usada no adesivo depende do peso do paciente e do seu grau de dependência. O uso dos adesivos geralmente ocorre nas primeiras seis semanas de tratamento.

 

  • Goma de mascar

Assemelha-se a um chiclete que a pessoa masca e assim a nicotina é liberada no organismo, diminuindo os sinais de abstinência. A goma passa pelo trato digestivo, sendo eliminada pelas fezes normalmente. Assim como o adesivo, a dose da substância é calculada em função do peso do paciente e do seu grau de dependência.

 

  • Cloridrato de bupropiona

Trata-se do princípio ativo de diversos medicamentos, como o Zetron, o Wellbutrin e o Bup, os quais são antidepressivos. Geralmente, a pessoa que abandona o cigarro pode ficar deprimida, tendo dificuldade para se concentrar em suas atividades e descontando na comida a ausência da nicotina, o que ocasiona ganho de peso. Assim, a medicação costuma ser bastante utilizada por médicos psiquiatras para ajudar a tratar pessoas que querem deixar de fumar.

 

É importante frisar que há também diversos tipos de terapias, assim como grupos de apoio os quais podem ser bastante úteis para ajudar um usuário de nicotina a se manter firme em sua decisão de abandonar o vício.

Clínicas de recuperação, inclusive, dispõem de especialistas habilitados que atendem casos assim em regine ambulatorial. O Busca Clínicas de Recuperação pode ser bastante útil para ajudar você a encontrar um local sob medida para as suas necessidades. Acesse a página hoje mesmo!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.