Como dizer a um amigo que tem ele um problema com drogas?

17/12/2018

Como dizer a um amigo que tem ele um problema com drogas?

O uso de drogas psicoativas altera o funcionamento do cérebro. Por conta disso, ocorre uma mudança das funcionalidades psicológicas, como:

  • Atenção;
  • Memória;
  • Percepção sensorial;
  • Forma de se relacionar com o mundo;

A dependência muda o jeito como a pessoa vê o mundo, seu modo de pensar, e sua relação com as pessoas.  Alguns acreditam que podem controlar o uso das drogas e parar de usar quando quiserem, mas isso é uma ilusão. A cada contato com esta substância, aumenta o risco de dependência.

Conviver ou lidar com um amigo dependente químico é muito complicado, pois nem sempre ele percebe que já se tornou um dependente químico, ou seja, está doente. Continue lendo e descubra a melhor forma de ajudá-lo e qual e como dizer a ele que tem problemas com as drogas e que precisa buscar ajuda.

Por que uma pessoa tem dificuldade em reconhecer que tem problemas em controlar o uso de drogas?

Dificuldade em reconhecer e admitir que tenha um problema relacionado ao uso abusivo de drogas é um dos sintomas da dependência.

O dependente químico desenvolve mecanismos de defesa do ego que o protegem, dificultando que ele perceba a sua realidade quanto à dependência química. Os mecanismos mais comuns são:

  • Anulação;
  • Negação;
  • Isolamento;
  • Racionalização;
  • Projeção;
  • Simplificação;
  • Minimização.

Os prazeres momentâneos que as drogas causam, não favorecem nenhum tipo de preocupação com os riscos e, muitas vezes, o fato de conhecer poucas pessoas que usam drogas se tornarem dependentes químicas também prejudica essa percepção. A pessoa sempre acha que pode controlar e que pode parar de usar quando quiser.

Como dizer a um amigo que ele tem um problema com o uso de drogas?

Apesar de ser uma tarefa difícil e desanimadora, é importante que você tenha em mente que essa sua atitude pode salvar a vida do seu amigo. Então separamos alguns passos para tornar essa conversa mais fácil para ambos.

  1. Tenha certeza de que seu amigo tem realmente um problema em controlar o uso de drogas e não é apenas um usuário ocasional. Você pode perceber isso pelos sintomas.
  2. Seja direto, sem rodeios. Use uma linguagem clara e objetiva, como linguagem de amigos mesmo.
  3. Não tenha essa conversa quando ele estiver sob o efeito de drogas. Ele dará mais importância ao assunto se estiver sóbrio.
  4. Seja um bom exemplo para ele. Participe de todo processo junto, deixando seus vícios aparentemente inofensivos também.
  5. Diga que vai apoiá-lo em todo o processo de reabilitação e participar da reunião dos grupos de apoio. É importante que ele não se sinta sozinho e saiba que vai ter alguém sempre com ele. Isso irá encorajá-lo a largar o vício.
  6. Convide-o a buscar ajuda médica.

Antes de abordar seu amigo, entre no site do  Guia. Lá você terá acesso a inúmeras clínicas de reabilitação, conhecerá valores e um pouco da história de cada clínica, endereços e contatos. É possível filtrar as clínicas por localidade, pelos serviços oferecidos, pelo público atendido, etc.

Quando for conversar com seu amigo, leve com você o contato de alguma delas, diga que irá junto com ele visitar o local e que estará ao seu lado durante todo o tratamento e acompanhamento médico.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.