O que acontece se beber cerveja todo dia?

14/06/2021

O que acontece se beber cerveja todo dia?

Muitas pessoas acreditam que tudo bem ingerir uma cervejinha todo dia, contanto que seja apenas uma latinha ou um copo. Inclusive, muitos fazem isso para aliviar o estresse. Outros até se acostumam a beber enquanto assistem à televisão.

No entanto, não está tudo tão bem assim. A recomendação dos profissionais de saúde é que as mulheres não bebam mais do que uma dose de álcool (330ml) por dia, enquanto os homens não podem ultrapassar duas doses. Além disso, o indicado é que ninguém beba mais do que cinco vezes por semana.

Caso você beba além das doses indicadas, é possível que acabe desenvolvendo sérios problemas de saúde.

O alcoolismo é uma doença séria e crônica, e para ser diagnosticado, a pessoa precisa apresentar sinais e também danos, como perder o emprego, violência física, agressividade, mudança de comportamento e afastamento de pessoas ao seu redor. Na maior parte dos casos, a pessoa não reconhece o problema e sempre nega os sintomas. Também podemos ver que a pessoa esta desenvolvendo um problema de alcoolismo quando a dose de ontem já não é o bastante. A pessoa sempre precisa de doses maiores do que a vez anterior, senão apresentará sinais de abstinência física, pode ter a pressão elevada e aumentar a frequência cardíaca.

Confira quais são no texto de hoje e entenda por que é importante evitar o hábito de ingerir álcool diariamente.

 

Como diferenciar o alcoolismo de um consumo social

Não há problemas em beber socialmente, se a pessoa esta controlada e não oferece riscos para si nem para outras pessoas. Porém quem bebe todos os dias pode perder o controle em algumas situações, o que pode indicar alcoolismo ou uma predisposição.

O etanol é toxico para o organismo e o uso frequente pode trazer problemas recorrentes que vão além do alcoolismo. Não existe nível seguro para o consumo de álcool, beber de forma moderada pode proteger contra doenças cardíacas, mas também pode aumentar o risco de desenvolver câncer e outros problemas, que veremos a seguir.

 

4 problemas de saúde que a bebida pode trazer

Confira a seguir alguns motivos que fazem com que ingerir cerveja ou outras bebidas alcoólicas todo dia seja perigoso para a saúde:

 

1- Transtornos depressivos

Apesar de parecer que o álcool traz uma sensação de alegria, a verdade é que ele é um depressor do sistema nervoso central. Isso quer dizer que exagerar em seu consumo pode afetar o humor e diminuir o número de células do cérebro, ocasionando o desenvolvimento de transtornos depressivos.

Além disso, é comum que a pessoa adquira aos poucos certa dependência da bebida, o que pode trazer a culpa e assim a depressão. Muitas vezes, infelizmente, é um círculo vicioso em que a pessoa não sabe se a depressão leva ao álcool ou o inverso.

Estudos mostram que cerca de 40% das pessoas com transtorno relacionado ao uso de álcool satisfazem critérios para depressão. Ou seja, mesmo que moderado, o consumo do álcool aumenta a chance de uma pessoa desenvolver um quadro depressivo.

Além do consumo excessivo de álcool, uma pessoa que faz uma dieta pobre, fuma e não pratica nenhuma atividade física pode contribuir para um quadro depressivo. Temos que lembrar também que tristeza não é sinônimo de depressão, o episodio depressivo se caracteriza pela presença de humor deprimido, diminuição ou perda do prazer em atividades, inquietação, alteração de apetite ou de peso, alteração do sono, fadiga, dificuldades de se concentrar e pensamentos de morte, ou planejamento para cometer suicídio.

É por isso que, se você perceber que não consegue parar de beber por sua própria conta, é importante procurar ajuda o mais rápido possível. O Busca Clínicas de Recuperação pode te ajudar a encontrar o melhor local para a sua reabilitação.

 

2- Problemas no fígado

O fígado é o órgão responsável pela metabolização dos nutrientes de todos nossos alimentos e bebidas, mas o consumo do álcool pode sobrecarregá-lo. Como consequência, o metabolismo é alterado, gerando um acúmulo de gordura no órgão.

A cirrose e a esteatose hepática alcoólica são doenças comuns do fígado causadas pelo consumo recorrente da bebida alcóolica. Se não tratadas adequadamente, elas podem agravar o estado de saúde do paciente de forma considerável, evoluindo para doenças ainda mais sérias, como o câncer, por exemplo.

Certo grau de embriaguez é a reação normal do organismo, se tiver contato com o álcool, mas há pessoas que tem mais tolerância, ou seja, bebem quantidades exageradas e não se abalam. Essa resistência ao álcool é o primeiro passo para que a doença do alcoolismo se instale e o fígado entre em processo de deterioração.

O fígado tem capacidade de destruir o álcool, porque possui enzimas que o transformam em outras substancias, por exemplo, o acetaldeído. Mas quando ingerido em grande quantidade começam a aparecer lesões nas células hepáticas. Ou seja, se a pessoa bebe todos os dias e há muito tempo, fica mais difícil da célula se recuperar e o metabolismo do álcool é comprometido.

 

3- Câncer

Vários tipos de câncer estão relacionados ao consumo excessivo de bebida alcoólica, sobretudo os tumores que afetam o aparelho digestivo.

No caso do câncer de esôfago, por exemplo, as chances de alguém que consome álcool regularmente apresentar câncer podem ser até cinco vezes maiores do que as de um indivíduo que não consome este tipo de bebida.

Outros tipos mais comuns da doença e que aqueles que bebem álcool regularmente estão mais sujeitos a ter são o de boca, fígado, intestino, laringe, estômago e faringe.

 

4- Aumento de peso

Quem deseja perder peso com certeza não deve continuar ingerindo muita cerveja. Afinal, o álcool consumido de forma constante pode impulsionar o acúmulo de gordura no corpo e assim expandir a circunferência da cintura, levando o indivíduo não apenas a um quadro de obesidade, mas elevando as chances de desenvolvimento de uma série de outros problemas de saúde.

Para citar alguns, pode-se mencionar o risco elevado de contrair diabetes do tipo 2, doenças no coração, refluxo esofágico, pedra na vesícula, entre outros. Um quadro de obesidade combinado com um elevado consumo de álcool, pode trazer para o organismo consequências ainda piores.

 

Por que o consumo regular de álcool aumenta o risco de doenças?

A resposta para esta pergunta não foi completamente desvendada pela medicina ainda, mas já se sabe que:

O acetaldeído, um dos componentes da bebida alcoólica, é tóxico para o corpo humano e tem o poder de danificar o DNA e as proteínas.

O álcool contém algumas substâncias reativas que podem provocar oxidação, danificando o organismo.

O corpo humano realiza uma série de processos cotidianamente e deles depende a saúde do indivíduo. O consumo exagerado de álcool compromete a habilidade de absorção de diversos nutrientes, como as vitaminas B, C, D e E.

No caso das mulheres, o consumo de cerveja pode ainda aumentar a concentração de estrogênio no sangue, aumentando o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Por tudo isso, o consumo regular de álcool se torna muito perigoso, pois eleva as possibilidades de que a pessoa desenvolva dependência dessa substância, uma doença crônica que afeta não apenas a sua saúde física e mental, mas também o seu relacionamento familiar, a carreira, as finanças e uma série de outros aspectos da vida.

 

Como procurar ajuda

O ideal é aceitar o problema, e pedir ajuda de pessoas próximas, familiares e amigos e enxergar algo benéfico nesse apoio. É comum as pessoas acharem que é frescura, xingar, ofender, mas pode ser o inicio de uma doença seria e que merece atenção.

Caso não encontre conforto em familiares ou amigos, pode procurar um grupo de Alcoolicos Anonimos na cidade e participar de algumas reuniões. Agora na pandemia, as reuniões

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.