O que é uma pessoa bipolar?

27/02/2017

O que é uma pessoa bipolar?

Transtorno bipolar é uma doença mental crônica e séria que afeta a saúde mental de uma pessoa, causando mudanças extremas no humor, energia e capacidade de funcionamento. Este artigo explora o que significa ser bipolar, os tipos de transtorno bipolar e as opções de tratamento disponíveis.

Entendendo o transtorno bipolar

O transtorno bipolar é caracterizado por oscilações de humor que vão de episódios maníacos (sentimentos extremos de euforia, energia e grandiosidade) a episódios depressivos (sentimentos de tristeza profunda, desesperança e falta de energia).

Episódios maníacos e depressivos

Durante um episódio maníaco, uma pessoa pode se sentir extremamente energizada, hiperativa e capaz de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. Ela pode ter pensamentos acelerados, falar rapidamente e demonstrar um comportamento impulsivo ou de risco.

Um episódio depressivo, por outro lado, pode deixar a pessoa se sentindo triste, vazia ou sem esperança, com pouca energia para realizar as atividades diárias. Pode haver problemas de sono, alterações no apetite e dificuldades de concentração.

Tipos de transtorno bipolar

Existem vários tipos de transtorno bipolar, cada um com seus próprios padrões de sintomas.

Transtorno bipolar I

O transtorno bipolar I é caracterizado por pelo menos um episódio maníaco que dura pelo menos uma semana, seguido ou precedido por episódios depressivos. Neste tipo, os episódios maníacos são tão intensos que a pessoa pode precisar de cuidados médicos imediatos.

Transtorno bipolar II

O transtorno bipolar II é marcado pela ocorrência de pelo menos um episódio hipomaníaco, que é menos intenso que um episódio maníaco completo, e pelo menos um episódio depressivo maior. A pessoa pode ter períodos de estabilidade do humor entre os episódios.

O tratamento do transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma doença crônica e, embora não haja cura definitiva, os sintomas podem ser gerenciados com sucesso através de um tratamento adequado.

Medicação e terapia

A combinação de medicamentos, como estabilizadores de humor, antipsicóticos e antidepressivos, e terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), tem se mostrado eficaz no controle dos sintomas do transtorno bipolar. A TCC ajuda a pessoa a reconhecer e a mudar padrões de pensamento e comportamento negativos.

Conclusão

Ser bipolar não define uma pessoa, mas é uma parte de sua saúde mental que requer atenção e cuidados contínuos. Com o tratamento adequado e o apoio, as pessoas com transtorno bipolar podem viver vidas plenas e produtivas. Se você ou alguém que você conhece está sofrendo de sintomas de transtorno bipolar, é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.