Obesidade: como ela leva a outras doenças?

18/10/2021

Obesidade: como ela leva a outras doenças?

A obesidade é uma doença crônica que tem sido motivo de enorme preocupação entre os especialistas. Isso porque ela tem enorme potencial para ser primária, ou seja, ocasionar outras doenças a partir do momento em que se instala no organismo.

É considerada com sobrepeso uma pessoa com IMC entre 25 e 29,9. Se o índice de massa corporal ultrapassar 30, entra-se na classificação de obesidade. Quer saber como calcular seu IMC? Temos um post sobre o assunto. Clique e confira.

Hoje falaremos mais especificamente sobre o potencial da obesidade de ser porta de entrada para outras doenças. Siga lendo e saiba mais sobre isso!

 

Quais as causas do problema?

Muitas são as causas da obesidade e cada pessoa pode ter o problema desencadeado por uma razão. Portanto, engana-se quem pensa que todos os obesos estão nessa condição por conta de uma má alimentação ou consumo exagerado de calorias obrigatoriamente. Nem sempre é assim.

Outros fatores que podem colaborar para que alguém se torne obeso são:

 

  • Problemas hormonais: certos desequilíbrios nas taxas hormonais podem favorecer os quilos a mais.
  • Doenças psicológicas e emocionais: depressão, transtorno de ansiedade e outras doenças dessa categoria podem ocasionar compulsão alimentar, que é a dificuldade de uma pessoa em ter controle sobre o que come.
  • Genética: é possível herdar dos pais não apenas a tendência a ser obeso, mas também o metabolismo lento, o que favorece a subida dos ponteiros na balança.

 

Ainda assim, infelizmente a maior parte dos casos que levam à obesidade estão ligados ao sedentarismo. Isso significa que existe uma falta de equilíbrio entre a quantidade de calorias que se consome e o que se gasta de energia, fazendo com que o corpo armazene o excesso em forma de gordura.

Então, é fundamental estar atento a esta equação, considerando não apenas a qualidade e a quantidade do que se ingere, mas também a prática de atividade física, ou seja, buscando um estilo de vida saudável.

 

Quais as principais doenças que a obesidade pode ocasionar?

A lista é longa, mas as principais são:

 

  • Diabetes: há dois tipos, mas geralmente a causada pela obesidade é a do tipo 02 e, para ser controlada, é preciso cortar da alimentação a farinha branca, os sucos concentrados e os doces.

 

  • Hipertensão: com o tempo, a obesidade causa uma diminuição no diâmetro dos vasos sanguíneos, elevando naturalmente a pressão arterial. Para se ter uma ideia, uma pessoa com IMC normal, tem 17,5% de chance de ser hipertensa. Se ela for obesa grau I, as chances de isso acontecer são de quase 35%.

 

  • Apneia do sono: alguém com quilos a mais apresenta mais dificuldade para respirar, sobretudo durante o sono, o que eleva as chances de o indivíduo roncar e assim desenvolver a apneia.

 

Saiba que se preocupar com a obesidade é mais do que necessário, mesmo quando estamos falando de crianças. Hoje em dia, estatísticas mostram que 01 em cada 03 pequenos estão acima do peso, quadro que se torna mais difícil de ser revertido na idade adulta.

Se você busca locais onde tratar a obesidade, o Busca Clínicas de Recuperação pode ajudar a encontrar uma clínica sob medida para as suas necessidades! Acesse agora mesmo nossa página!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.