Prevenção e tratamento da obesidade em crianças

26/05/2020

Prevenção e tratamento da obesidade em crianças

A obesidade infantil é uma das maiores preocupações dos órgãos de saúde, porque não apenas gera problemas no presente, mas também no futuro da criança. Ela acontece quando o pequeno tem o peso acima do indicado para sua idade e altura.

Segundo pesquisas, 1 em cada 3 crianças tem o peso acima do indicado, considernado o IMC (Índice de Massa Corporal).

Em adultos, ele deve ficar entre 18,5 e 25. Acima disso (entre 25,1 e 29,9), indica sobrepeso ou até mesmo obesidade (maior do que 30). No entanto, para a criança, esses números nem sempre são adequados. É necessário que o médico que a acompanha avalie a tabela divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para medir o IMC infantil, considerando a idade e o sexo do pequeno.

É importante que a obesidade infantil seja prevenida a fim de evitar o aparecimento de doenças que podem afetar a vida da pessoa por anos, como diabetes, colesterol alto e hipertensão. Além disso, crianças acima do peso podem apresentar problemas de autoestima, depressão e insegurança.

No texto de hoje, veremos o que fazer para prevenir e tratar a obesidade em crianças. Continue com a gente até o final!

 

Causa e prevenção

Não existe apenas um fator que seja a causa da obesidade em crianças. Entre os mais comuns estão:

  • Má alimentação;
  • Sedentarismo;
  • Genética;
  • Uso de medicamentos com corticóides;
  • Problemas hormonais;
  • Uma mistura dos fatores acima.

Como prevenção, o ideal é que todas as crianças tenham uma alimentação saudável e equilibrada, com verduras, frutas e outros alimentos benéficos ao organismo. Também é importante que elas pratiquem alguma atividade física, como natação, dança, esportes de quadra, etc. Isso ajuda não apenas à saúde física, mas também a mental. São hábitos que precisam ser mantidos por toda a vida.

Mesmo assim, vale a pena lembrar que essas ações não necessariamente irão evitar que a criança se torne obesa, visto que alguns dos fatores que podem desencadear a obesidade, como a genética e a hereditariedade, são difíceis de serem prevenidos.

 

Qual é o tratamento para obesidade em crianças?

O tratamento para a obesidade infantil depende do que está causando o problema. De qualquer forma, é essencial buscar um profissional de saúde para que ele realize os exames necessários e recomende o tratamento. Os mais indicados são pediatras, nutrólogos, endocrinologistas e nutricionistas.

Se quiser procurar profissionais competentes em diversas áreas e clínicas para tratamentos variados, pode contar com o Busca Clínicas de Recuperação. Nosso sistema proporciona praticidade e facilidade na hora de buscar o melhor para a saúde de quem você ama.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.