Razões pelas quais as pessoas usam drogas

18/11/2022

Razões pelas quais as pessoas usam drogas

As razões pelas quais as pessoas usam drogas variam muito para cada indivíduo. Na maioria das vezes, uma pessoa está tentando resolver um problema em sua vida e vê as drogas como a solução.

Um jovem pode estar tentando se encaixar no padrão de seus colegas e vê o uso de drogas ou álcool como um meio de se sentir “parte de”. Em contrapartida, muitos indivíduos usam drogas como forma de automedicação.

De dor crônica a distúrbios de saúde mental, muitas pessoas usam drogas para aliviar os sintomas de uma doença.

Entenda quais são os principais motivos que levam pessoas a usarem drogas:

Experimentando

Não é incomum que o vício resulte de uma pessoa curiosa que esteja apenas experimentando drogas ou álcool.

É um cenário que muitas vezes começa com um jovem usando álcool ou alguma droga considerada leve por curiosidade.

Embora pareça inofensivo, os adolescentes que experimentam drogas e álcool são mais propensos a desenvolver transtorno por uso de substâncias.

Histórico familiar / Genética

Se você tem um histórico familiar de dependência de drogas, pode ter uma predisposição genética para desenvolver um vício em drogas ou álcool.

Afirma-se que cerca de 30% - 70% do risco de uma pessoa para o vício está ligado aos genes com os quais nasce, juntamente com outros fatores sociais.

Medicamentos prescritos

Existe um equívoco popular de que qualquer medicamento prescrito por um médico é seguro. Infelizmente, nem sempre é assim.

Os médicos prescrevem medicamentos para aliviar os sintomas de problemas de saúde física ou mental. No entanto, muitos indivíduos não são devidamente informados sobre os riscos que os medicamentos podem acarretar.

A dor crônica é muitas vezes controlada por medicamentos opioides, que são altamente viciantes.

Dependendo da quantidade usada e de outros fatores, alguém pode precisar de uma desintoxicação médica apenas para parar de usar opioides.

Da mesma forma, aqueles que sofrem de ansiedade e depressão podem receber medicamentos viciantes para aliviar os sintomas.

Solidão

O vício pode começar quando um indivíduo se sente solitário ou isolado dos amigos e familiares.

Eles se voltam para drogas e álcool pensando que isso preencherá um vazio com o qual eles vivem. Pessoas sem interação diária positiva podem optar por usar substâncias para se sentirem felizes ou contentes.

Além disso, os usuários começam a se alienar ainda mais se temem ser julgados ou que a ajuda não está disponível para eles.

Pressão de colegas

A pressão dos colegas geralmente se aplica a adolescentes ou adultos jovens. A necessidade de se encaixar, em algum nível, está embutida em cada um de nós.

Algumas pessoas podem sentir a necessidade de participar de atividades potencialmente prejudiciais para fazê-lo.

Desse modo, a pressão de estar perto de outras pessoas que estão abusando de drogas ou álcool pode levar alguém a seguir o exemplo.

Sensação de bem-estar

Há uma citação popular no Grande Livro dos Alcoólicos Anônimos que afirma: “Homens e mulheres bebem essencialmente porque gostam do efeito produzido pelo álcool”.

Embora isso pareça óbvio, algumas pessoas gostam tanto do efeito que não conseguem parar. Pode ser difícil ver o mal em algo que faz você se sentir bem.

Independente do gatilho ou do tenha levado o indivíduo ao vício, é fundamental oferecer suporte e lembrá-los constantemente das opções que eles têm à disposição para se livrar dessas substâncias.

- Clique e encontre clínicas de recuperação mais próximas a você.