Quais são as drogas mais consumidas pelos jovens?

03/12/2019

Quais são as drogas mais consumidas pelos jovens?

Infelizmente o consumo de drogas é mais frequente entre os jovens a cada dia, tornando a dependência química um problema de saúde pública. É cada vez maior o número de jovens que, por curiosidade, experimenta substâncias ilícitas e se vicia para desespero dos pais e familiares.

As estatísticas

Em 2018, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o Terceiro Levantamento Nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira. A pesquisa foi feita em 2015 e entrevistou brasileiros entre 12 e 65 anos.

O trabalho foi realizado em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Universidade de Princeton, localizada nos Estados Unidos.

As estatísticas mostram que 7,5% dos jovens entre 18 e 24 anos consumiram alguma substância ilegal no ano anterior à entrevista. Além disso, há uma tendência maior ao poliuso, ou seja, à utilização de várias drogas ao mesmo tempo, inclusive o crack, cujo potencial danoso é extremamente elevado.

Quais as drogas mais consumidas pelos jovens?

A pesquisa mostra que a maconha é a droga mais consumida pelos jovens. Na sequência, vem a cocaína, popularmente conhecida como “pó”.

A maconha é uma erva, uma planta cujo maior uso se dá por meio da inalação. Ela é fumada, mas também pode ser ingerida. Em geral, seu pico no organismo ocorre até meia hora após o uso e os efeitos são muitos, entre eles:

  • Sensação de estar eufórico e muito relaxado.
  • Ter os sentidos mais aguçados, como maior sensibilidade à luz ou ao som.
  • Olhos vermelhos.
  • Maior apetite.
  • Frequência cardíaca aumentada.

A cocaína, por sua vez, tem origem em uma planta chamada Erythroxylon coca. Suas folhas passam por um processo de extração da substância e, na sequência, ela é transformada em um pó, o qual geralmente e cheirado pelos usuários.

A partir do momento em que a substância entra no organismo, os efeitos são quase imediatos: coração acelerado, pressão elevada, pupilas dilatadas, entre outros.

O problema é que, com o tempo, o corpo se acostuma e a pessoa é obrigada a procurar substância novas, geralmente mais fortes, para ter o mesmo efeito.

Como abandonar o vício?

Não é fácil largar o vício e raramente as pessoas conseguem fazer isso sem a ajuda de profissionais especializados. Portanto, se você deseja realizar um tratamento no qual tenha mais chances de permanecer distante das drogas, o ideal é procurar uma clínica de recuperação.

Lá você terá acesso a profissionais treinados, os quais poderão cuidar do seu corpo e mente. Talvez no início uma internação seja necessária, mas, com a evolução do tratamento, será possível voltar ao convívio em sociedade e reestruturar a vida, recuperando o tempo perdido.

Se você não sabe por onde começar a procurar uma clínica que seja adequada para as suas necessidades, conheça o Busca Clínicas de Recuperação. Ele dispõe de diversos filtros através dos quais você poderá escolher uma clínica de acordo com as suas necessidades. Visite agora mesmo o site!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.