Grupos de Apoio para Famílias de Dependentes Químicos: Onde Encontrar

02/08/2023

Grupos de Apoio para Famílias de Dependentes Químicos: Onde Encontrar

Quando um membro da família luta contra a dependência química, toda a família é afetada. Felizmente, existem grupos de apoio disponíveis que podem fornecer compreensão, esperança e ferramentas para lidar com a situação.

Aqui estão algumas opções para quem procura apoio.

Narcóticos Anônimos (NA)

O Narcóticos Anônimos (NA) é uma organização comunitária que oferece reuniões gratuitas para pessoas afetadas pelo vício, incluindo familiares de dependentes químicos. As reuniões do NA estão disponíveis em muitas cidades ao redor do mundo e também online.

Al-Anon

O Al-Anon é outro grupo de apoio voltado para as famílias e amigos de pessoas que sofrem com a dependência química. O Al-Anon oferece uma comunidade de apoio onde os membros podem compartilhar suas experiências e aprender a lidar com os desafios que vêm com o vício de um ente querido.

Grupos de Apoio Online

Além dos grupos de apoio presenciais, também existem muitos grupos de apoio online disponíveis. Sites como o Grupo de Apoio à Família SMART Recovery e o SoberRecovery oferecem fóruns online onde os membros podem compartilhar suas experiências e obter apoio.

Terapia Familiar

Muitos terapeutas e conselheiros oferecem terapia familiar para ajudar as famílias a lidar com a dependência química. A terapia familiar pode fornecer um espaço seguro para as famílias expressarem seus sentimentos, aprenderem mais sobre a dependência e desenvolverem estratégias para lidar com ela.

Centros de Tratamento

Alguns centros de tratamento de dependência oferecem grupos de apoio para as famílias de seus pacientes. Esses grupos podem ser particularmente úteis, pois permitem que os membros da família se conectem com outras pessoas que estão passando por experiências semelhantes.

Lidar com a dependência química de um ente querido pode ser uma jornada difícil e solitária. No entanto, não precisa ser enfrentado sozinho.

Grupos de apoio podem fornecer um espaço de compreensão e esperança para aqueles que estão vivenciando o impacto da dependência química em sua família.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.