A presença da família pode garantir o sucesso da reabilitação do dependente químico?

22/04/2020

A presença da família pode garantir o sucesso da reabilitação do dependente químico?

Muitas famílias, ao se depararem com um ente querido dependente químico, não sabem como proceder. Isso pode gerar ainda mais problemas a todos os envolvidos, além de uma série de dúvidas e inquietações.

Pensando nisso preparamos este post para responder à seguinte questão: a presença da família pode garantir o sucesso da reabilitação do dependente químico? Também tem dúvida? Não deixe de ler!

 

A importância da família

Na maior parte das vezes, é na família que os seres humanos vivenciam suas primeiras experiências envolvendo regras sociais. Nossos pais, irmãos e outros parentes são aqueles com quem aprendemos a maior parte do que sabemos na infância. Dessa forma, eles ganham imensa importância porque são grandes os vínculos emocionais estabelecidos.

À medida que o tempo passa, conhecemos outras pessoas na escola, na igreja, na universidade e em tantos outros locais. Apesar disso, os vínculos familiares continuam a ser importantes, mesmo que esses indivíduos sejam as pessoas com quem, muitas vezes, mais temos conflitos.

É comum que quando surge a dependência química, os laços familiares se abalem, pois essa é uma situação que afeta e adoece todos os que fazem parte daquele núcleo e não apenas a pessoa que se viciou.

 

Presença da família x garantia de sucesso do tratamento

Por tudo o que foi dito antes, pode-se afirmar que a presença da família durante o tratamento garante o sucesso dele? Não. Mas, com certeza, se todos estiverem unidos para enfrentar o problema, são muito maiores as chances de que a pessoa doente se cure.

Isso acontece primeiramente porque, ao iniciar o tratamento, o paciente toma consciência do quanto de sofrimento ele proporcionou aos que ama e a partir disso, quer muito reparar seus erros.

Esse arrependimento precisa vir acompanhado de ações, como evitar as amizades antigas e frequentar a terapia, o que o ajudará a pessoa a se manter distante do vício. Ainda assim não é fácil e recaídas podem acontecer. Porém, se o paciente puder contar com o apoio dos entes queridos, esse processo, apesar de penoso, será mais reconfortante, já que ele se sentirá amparado nos momentos mais angustiantes.

 

Codependência

A maior parte dos textos sempre aborda o problema sob a perspectiva do dependente, mas é importante frisar que frequentemente os familiares também precisam de ajuda para lidar com as situações que surgem.

Por isso é importante poder contar com orientação da equipe da clínica durante e até após a internação. Parentes que desenvolvem a codependência, não sabendo lidar de forma saudável com a dependência química de um membro da família é algo bastante comum.  Assim, é sempre importante estar atento a isso.

 

Agora que você já sabe o quanto o apoio da família é importante para o sucesso do tratamento, não deixe prestar atenção a esse critério quando for escolher uma clínica.

Se está em busca de um local, não deixe de consultar o Busca Clínicas de Recuperação. Lá você encontrará diversas clínicas, em vários estados do país e poderá compará-las considerando diversos critérios, inclusive os custos. Visite o site agora mesmo!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.