O papel da enfermagem no tratamento da dependência química

25/03/2022

O papel da enfermagem no tratamento da dependência química

Quando se fala em dependência química, os enfermeiros exercem um papel de destaque. São os profissionais que têm contato mais próximo com os pacientes, ajudando-os em seus problemas, necessidades e avanços no tratamento.

Alguns pacientes com problemas com a dependência química conseguem ser tratados em casa, e receber cuidados extra-hospitalares.

Mas em muitos casos é necessária a internação.

Os enfermeiros atuam manejando crises psíquicas e crises de abstinência, avaliando o estado mental dos pacientes e também administrando os medicamentos necessários.

Além disso, são responsáveis pelo cronograma de cuidados.

As abordagens são feitas de acordo com as necessidades das pessoas, a fim de ajudá-la a manter o contato com a realidade, enfrentar o sofrimento e fazer o tratamento como se deve.

Por isso, após a internação é feita uma análise completa, com todo o seu histórico e assim o enfermeiro pode determinar todas as ações que vão beneficiar a saúde mental e a recuperação do paciente.

Os enfermeiros fazem muitas reuniões com a equipe de médicos, para informar a eles quais são as necessidades específicas e individuais de cada paciente.

A importância dos enfermeiros para os pacientes

O tratamento de dependentes químicos tem várias peculiaridades, e por isso é preciso ter profissionais treinados.

É preciso que a equipe esteja apta para agir com esse perfil de paciente. Geralmente o foco desses profissionais é planejar o cuidado de acordo com a individualidade de cada paciente.

O tratamento, sintomas e outros detalhes não dependem somente do tipo de droga, mas do histórico de cada paciente.

O cuidado próximo da equipe de enfermagem permite que qualquer atitude, característica, frustração, oscilação de humor, efeitos de medicamentos e necessidades sejam identificadas. Assim é possível montar um planejamento, que vai ajudar com que o paciente melhore.

O dependente químico que está internado em um hospital ou clínica, fica sensibilizado, e por isso é importante que sinta encorajamento e tenha pensamentos positivos.

Na pandemia, para evitar riscos de contágio as visitas aos pacientes foram suspensas nos hospitais e clínicas, e assim os enfermeiros tiveram um papel ainda mais importante para não deixar que os pacientes se sentissem ainda mais isolados.

Para atuar na área de dependência química é preciso que o enfermeiro tenha conhecimento relativo a alguns temas:

  • Tipos de droga e suas atuações no organismo
  • Sintomas relacionados ao uso de drogas e emergências
  • Fundamentos de saúde mental e psiquiatria
  • Aspectos psicossociais relacionados ao uso de drogas
  • Transtornos mentais.

A melhor forma de se capacitar é buscar cursos e especializações na área.

Quando o paciente chega a clínica de recuperação, a equipe que ficará responsável pelo caso deverá investigar o problema, para saber qual tipo de droga era usada, com qual frequência e em qual quantidade era consumida, em quais ambientes ocorria o uso, e quais formas a pessoa usava a droga.

Essa investigação também deve incluir identificar sinais comportamentais e físicos relacionados ao uso da droga como depressão, prejuízo social e econômico, nível de higiene, intoxicação e alterações no peso.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.