Codependência tem tratamento?

29/11/2021

Codependência tem tratamento?

Ao contrário do que muita gente pensa, o uso de drogas não afeta apenas a saúde daquele que consome este tipo de substância. Na verdade, é muito comum que toda a família e/ou pessoas próximas seja afetada pelo problema em diferentes níveis.

O post de hoje vai abordar um aspecto que não se fala muito, mas que é bastante perceptível em alguns familiares de usuários de substâncias químicas: a codependência. Saiba o que ela é e se tem tratamento.

 

O que é codependência?

Em qualquer relação afetiva que estabelecemos, seja com os pais, os filhos ou o cônjuge, por exemplo, é natural abrirmos mão de algumas coisas em função do outro. Esse processo acontece, muitas vezes, de forma pouco perceptível no dia a dia, a fim de acomodar as necessidades e objetivos de ambas as pessoas.

Porém, em uma relação saudável, temos nossos próprios sonhos e metas, além de limites os quais não abrimos mão em função de outras pessoas, sob pena de nos sentirmos frustrados e insatisfeitos com os rumos do relacionamento.

A codependência acontece quando um indivíduo para de ter vida própria para colocá-la a serviço do outro, caracterizando assim uma forte dependência, suportando qualquer tipo de comportamento e atuando como um cuidador por todo o tempo.

É bastante comum que pais ou cônjuges se tornem codependentes, desenvolvendo assim um relacionamento nada saudável, que beira a doença. Logicamente, em geral, essas pessoas não usam substâncias químicas, mas há nelas, em certo grau, também uma relação de dependência.

 

Existe tratamento?

Sim, a boa notícia é que a codependência tem tratamento. Muitas vezes, é difícil para as pessoas assumirem o problema. Elas costumam alegar que se trata de zelo e que suas ações têm como objetivo apenas tentar colocar a vida do outro “nos trilhos”, que abrir mão da sua vida e dos seus sonhos é algo temporário.

Porém quem está de fora consegue perceber que o comportamento da pessoa só piora, fazendo com que ela fique cada vez mais obcecada por seu ente querido.

Infelizmente não se pode falar em cura da codependência, pois ela é uma doença crônica. Isso significa que é sempre importante estar atento à possibilidade de acontecerem recaídas.

O tratamento é feito em sessões de psicoterapia que podem ocorrer individualmente ou em grupo. Há ainda a possibilidade de essas duas modalidades se alternarem. Nesses encontros, busca-se mais autoconhecimento e fortalecimento da autoestima para que a pessoa se torne mais confiante em si mesma.

A atividade física também costuma ser recomendada não apenas para este, mas para outros problemas e transtornos de ordem mental e psicológica, pois ela ajuda a aliviar a ansiedade, trazendo a sensação de bem-estar.

 

Para que você possa ajudar seu ente querido a escolher o melhor tratamento, é essencial que esteja bem consigo. O Busca Clínicas de Recuperação pode ser útil na localização de espaços onde você e/ou seu familiar sejam tratados. Acesse agora mesmo a nossa página!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.