A adicção pode não ter cura, mas a codependencia tem

04/05/2022

A adicção pode não ter cura, mas a codependencia tem

A codependência emocional pode gerar sérios prejuízos para a vida de quem convive com alguém com dependência química.

É uma condição que submete um indivíduo a aceitar determinados comportamentos e a ter que lidar com as consequências deles sem conseguir se afastar.

Acontece muito frequentemente com dependentes químicos, onde pais e familiares próximos abrem mão da própria vida, e do que acham certo para amparar um ente querido que está usando drogas.

O codependente não consegue se desvincular, por acreditar que depende da outra pessoa, e acaba se colocando em situações intoleráveis para ajudar. Ele acaba utilizando a fragilidade do outro como desculpa, como se fosse uma espécie de cuidador em tempo integral.

Na verdade, o codependente aproveita os momentos em que a outra pessoa precisa de ajuda e se coloca como salvador daquela pessoa.

Mas isso tem um preço alto: ele deixa de viver sua própria vida e acaba vivendo a vida da outra pessoa, com todas as limitações e problemas que a dependência química traz.

Isso significa que o codependente utiliza a doença de seu ente como desculpa para criar uma armadura que o superprotege. Aí há uma participação conjunta.

Também há associação de outros tipos de relacionamentos disfuncionais, como aqueles que incluem o hábito de se responsabilizar por problemas que não são seus, e assim por diante.

Tipos de codependencia

  • Codependencia química

Conforme já falamos acima, é quando a pessoa se apoia no vício de outra, como objeto de obsessão do codependente, fazendo com que ele deixe a própria vida de lado para tentar solucionar a doença da outra pessoa.

  • Codependência afetiva

Trata-se da dependência em relação a qualquer pessoa que tem uma ligação que é considerada patológica dentro de um relacionamento. A insegurança causa essa relação, o medo de ser abandonado, além da necessidade de agradar tudo e a todos. Até os planos e sonhos do codependente não são com base nos seus desejos pessoais, mas na vontade disfuncional de fazer com que o outro se sinta satisfeito e realizado. É como se a pessoa anulasse a si mesma em prol de viver a verdade da outra pessoa.

  • Codependencia familiar

Pode estar vinculada a codependência afetiva, como na relação entre marido e mulher. Nesse caso existe um forte sentimento de culpa ou de responsabilidade pelas decisões e acontecimentos da vida da outra pessoa. Isso afeta a dinâmica familiar, tornando o ambiente pesado e atribuindo comportamentos obsessivos ao dependente. O codependente se prejudica, pis abre mão da própria vida em favor do outro, e também prejudica seu objeto de dependência por colocá-lo em uma situação de incapacidade, o que torna a relação muito sufocante.

Causas da codependencia

Fazer algumas concessões, se colocar no lugar de outra pessoa, é algo natural a se fazer para quem se gosta. Porém quando você faz isso, acaba abrindo mão dos próprios sonhos e desejos, se tornando codependente da outra pessoa.

Geralmente, pessoas com baixa autoestima e falta de confiança estão mais propícias a passar por esse problema, seja por medo de ficar sozinho ou por medo de ser rejeitado. Por conta disso, a pessoa com codependência emocional tem comportamentos abusivos, e não percebe o que está acontecendo.

É possível tratar a codependência emocional, com ajuda profissional e terapia. A negação faz parte dos sintomas então o importante é encarar o problema e perceber que as expectativas que você tem da outra pessoa estão muito acima do que se recebe.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.