O que esperar depois de sair da reabilitação?

20/07/2022

O que esperar depois de sair da reabilitação?

Não há para onde fugir: a melhor maneira de superar com sucesso um vício é passar pela reabilitação. 

No entanto, como você pode esperar, o processo está longe de ser fácil quando você é dependente de drogas ou álcool por um longo período de tempo. 

O que é pior, a vida após a reabilitação pode ser extremamente difícil, já que você estará deixando seu sistema de suporte para trás ao sair da clínica de reabilitação.

Os primeiros dias são críticos (época em que uma recaída é mais provável), mas se você conseguir passar pela primeira semana ou duas, terá uma boa chance de fazer isso de forma efetiva no caminho da recuperação. 

Compreender os desafios que você enfrenta depois de sair do centro de reabilitação pode ajudar a prepará-lo para o que está por vir e aumentar as chances de você permanecer limpo e sóbrio.

Aqui estão alguns dos problemas comuns que são enfrentados ao sair da reabilitação:

Tentação

A realidade é que você será confrontado com tentações depois de sair da reabilitação. 

Que tipo de tentações? As companhias que abusavam de drogas com você. Ficar perto deles é uma má ideia, pois aumenta significativamente suas chances de cair em tentação.

Mais especificamente, você não pode esperar voltar ao mesmo ambiente em que estava antes, cercado pelas mesmas pessoas e atmosfera onde há drogas e álcool e esperar resistir à tentação.

Não importa o quão forte você se sinta, somos apenas humanos e somos suscetíveis a ceder à tentação. Mas, isso não significa que você deve permanecer sozinho. 

Pesquisas indicam que aqueles que passam muito tempo sozinhos são mais propensos a ter recaídas.

Por quê? Porque suas mentes estão ociosas. Eles ficam entediados e esse tédio acaba levando a problemas. Então, e se você estiver evitando seus velhos amigos e não quiser ficar sozinho? Procure novos sistemas de suporte, como AA, NA e afins.

Além disso, este é o momento perfeito para começar um hobby, pois pode manter sua mente longe de drogas e tentações. Também pode ser uma atividade gratificante, então olhe para o que você realmente gosta de fazer e veja se há uma maneira de desenvolver isso para mantê-lo ocupado.

Suores noturnos e desejo

Esteja preparado para algumas noites longas. Algumas pessoas têm pesadelos e suores noturnos. Nas primeiras semanas após sair da reabilitação, você pode ter crises de insônia e dificuldade em controlar os desejos.

Durante esse período, tenha certeza absoluta de que você tem um amigo próximo, parente ou padrinho que apoie sua recuperação e que você possa entrar em contato quando as coisas ficarem difíceis.

Relacionamentos rompidos

Enquanto você estava abusando de substâncias químicas, você provavelmente machucou amigos e familiares com seu comportamento. Não há solução mágica para isso e quando você percebe o que fez com seus relacionamentos, pode ser extremamente difícil.

Dê-lhes tempo para curar e faça um esforço extra para fazer as pazes e reconquistar sua confiança. 

No final das contas, essas pessoas se preocupam com você e muitas delas estarão dispostas a perdoá-lo se estiverem convencidas de que você está fazendo um esforço para deixar para trás sua antiga vida de vício.

Voltar para responsabilidades

É muito provável que você tenha negligenciado suas responsabilidades enquanto estava imerso no vício. Agora que você está sóbrio, precisará retomar a vida e assumir essas responsabilidades.

Também é uma boa maneira de consertar relacionamentos rompidos, pois amigos e familiares ficarão menos propensos a se ressentir se você começar a puxar seu próprio peso e voltar a uma vida normal.

Quando os membros da família permitirem que você assuma as responsabilidades novamente, isso também ajudará sua autoconfiança e o motivará a seguir o caminho certo. 

Tenha em mente que não será fácil e não acontecerá da noite para o dia. Enquanto isso, continue com sua vida e trabalhe para fazer novos amigos que apoiem o novo 'você'.

Enquanto você faz a transição de volta ao mundo real, também é bom manter o aconselhamento ambulatorial para ajudá-lo a falar sobre os tempos difíceis em seu caminho para a recuperação.

Lembre-se, a reabilitação é apenas o primeiro passo de uma longa jornada, uma jornada que valerá a pena!

- Clique e encontre clínicas de recuperação mais próximas a você. O tratamento interno é a forma mais eficaz de combater o vício e proporcionar resultados duradouros.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.