Alcoolismo: Há tratamento?

27/01/2023

Alcoolismo: Há tratamento?

O tratamento de alcoolismo é essencial para pacientes, pois é uma doença crônica que exige atenção médica.

Cerca de 3 milhões de mortes por ano são decorrentes do uso abusivo do álcool conforme a Organização Mundial da Saúde e a substância aumenta o risco de desenvolver mais de 200 lesões e doenças.

A primeira coisa a se fazer para começar o tratamento do alcoolismo é identificar o problema. Sem que a pessoa reconheça que tem a doença não é possível tratá-la adequadamente.

Os sinais e sintomas são:

• Falta de controle sobre o uso, desejo exagerado de beber, tolerância cada vez maior aos efeitos do álcool, agressividade após beber e perda da memória.

Se o paciente fica sem beber, também é comum notar alguns sinais de abstinência:

• Tremor nos lábios, mãos e pés, náuseas e vômitos, suor excessivo, taquicardia, insônia, ansiedade e irritação, delírios e nos casos mais graves, até convulsão.

Não existe um exame que diagnostique a doença, mas o médico pode identificar a doença com base nos critérios do Código Internacional de Doenças.

Opções de tratamento para o alcoolismo

É possível ter recaídas mesmo após longos períodos de sobriedade. Por isso, o tratamento é diferente e deve ser individualizado, de acordo com cada situação e também com a forma que cada pessoa lida com o vício.

• Suporte psicológico

O primeiro passo deve ser procurar um psicólogo, para começar a enfrentar a situação. A terapia trabalha os sentimentos da pessoa para tentar identificar as causas do quadro, e também ajudá-la a encontrar formas de ficar bem sem o uso da bebida.

O alcoolismo decorre de distúrbios psíquicos, como a depressão. Por conta disso, o tratamento pode exigir um atendimento psiquiátrico, que indicará medicamentos para controle de depressão, ansiedade e outros distúrbios que houver.

• Desintoxicação

É uma etapa fundamental, onde o paciente fica sem ingerir álcool, e deve ser feito com supervisão médica para combater os efeitos que a falta do álcool pode causar no organismo.

Esse procedimento pode ser feito até em casa, tudo vai depender do grau de dependência e das características específicas de cada situação, como suporte familiar, disposição do paciente e outros fatores.

• Medicamentos

Os medicamentos podem ser usados para controlar os sintomas que surgem por conta da desintoxicação e também para reduzir a compulsão do paciente. Jamais o paciente deve ser automedicar ou interromper o tratamento sem autorização do médico.

• Alcoólicos anônimos

A participação em grupos como o AA é uma ótima alternativa. O objetivo desses programas é oferecer suporte ao paciente, que conviverá com outras pessoas que têm o mesmo problema, trocando experiências e recebendo auxílio para evitar as recaídas.

O programa é desenvolvido com 12 passos para recuperação do alcoolismo e conta com um sistema de apadrinhamento, onde o paciente recebe o suporte de outra pessoa que já frequenta o grupo há mais tempo.

Essa pessoa conversa, aconselha e tira dúvidas do paciente, e é essencial para o sucesso da recuperação. A participação é gratuita e há grupos em praticamente todas as cidades do país.