Como perceber que alguém perto de você é dependente?

07/10/2022

Como perceber que alguém perto de você é dependente?

Se você conhece alguém que se tornou agressivo, isolado ou está andando com pessoas duvidosas, pode ficar de olho que certamente essa pessoa está precisando de ajuda.

Geralmente, as mudanças repentinas de comportamento podem ser sintomas de pessoas que usam drogas.

Algumas pessoas têm fácil acesso a drogas e também convivem com pessoas que usam tóxicos, o que favorece o abuso das substâncias.

A dependência química atinge sutilmente o indivíduo, principalmente quando o primeiro contato com as drogas ocorre quando a pessoa é jovem.

Como identificar os sintomas

É preciso saber identificar os sintomas de pessoas que usam drogas. A observação do comportamento é essencial para perceber se houve adoção de novos hábitos e costumes.

Por isso, familiares e amigos precisam estar atentos a mudanças muito radicais de personalidade, e mediante essas evidências buscar ajuda.

Os principais sintomas são:

  • Mudanças de humor ou comportamento

O primeiro sinal que a pessoa que está usando drogas apresenta é uma mudança radical no humor ou comportamento. Ela pode se isolar mais, apresentar sinais de culpa, depressão ou tristeza.

Dependendo ainda do tipo de droga que foi consumida, o dependente também pode se tornar impaciente ou ser agressivo sem motivo aparente.

O dependente geralmente tem hábitos repetitivos e padronizados, devido ao efeito da droga. A pessoa pode passar a ter hábitos noturnos e se conflitar com a vida social,

  • Amizades suspeitas

Geralmente o dependente químico se aproxima de pessoas que usam e oferecem drogas. Ele pode passar a andar com pessoas diferentes, que antes não pertenciam ao seu circulo social.

É preciso desconfiar de amizades muito recentes e que aparentam certo nível de confiança.

  • Evidências no corpo

As pessoas que usam drogas podem apresentar arranhões no corpo, ferimentos, manchas e hematomas.

Dependendo do tipo de substância consumida pode até haver sangramentos ou marcas de agulhas.

As roupas também podem denunciar essa prática: cheiro ou mudança na forma de se vestir são fortes evidências. Outro sinal é o uso de itens estranhos como cachimbos, canudos, espelhos, garrafas vazias e objetos perfurantes.

  • Alterações na rotina

O metabolismo do dependente químico também fica alterado. Ele pode apresentar falta ou excesso de apetite. O semblante também costuma refletir o uso de drogas.

Olhos vermelhos, inchados, mucosas no nariz, também são indícios do uso de substâncias químicas.

O sono também fica alterado. A pessoa pode ter problemas com insônia, sonambulismo ou uma inversão de hábitos que surgem como efeito do abuso de substâncias tóxicas.

  • Distúrbios psicológicos

O abuso das drogas também acarreta em transtornos mentais. As drogas psicoativas ou psicotrópicas causam graves alterações no sistema nervoso e em longo prazo os danos podem ser irreversíveis.

O usuário de drogas pode apresentar um desequilíbrio mental de diferentes formas, e as alterações comportamentais dependem do nível de uso e do tipo de substância que foi consumida.

Irritabilidade, depressão e ansiedade são os mais comuns.

Pesquisas mostram que o uso de drogas está aumentando entre os adolescentes brasileiros e isso sugere que há uma necessidade urgente de intervenções mais adequadas para conter os impactos desse problema.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.