Qual o tempo necessário para o tratamento da dependência química?

07/11/2019

Qual o tempo necessário para o tratamento da  dependência química?

A dependência química, uma doença reconhecida pela OMS, não afeta apenas os seus usuários, mas também a relação com todas as pessoas do seu círculo social.

De acordo com um relatório divulgado em 2016 pelo UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, cerca de 5% da população adulta entre 15 e 64 anos usou pelo menos um tipo de droga em 2014.

Este número, que representa em média 250 milhões de pessoas, mostra a quantidade alarmante de indivíduos que estão envolvidos com a utilização de substâncias químicas e como isso se tornou um grave problema social.

Saiba agora o tempo necessário que uma pessoa precisa para se tratar a fim de se ver da dependência química e como o processo funciona. Boa leitura!

Que situações determinam a internação de um dependente?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender os motivos que determinam a internação de uma pessoa usuária de drogas. Como a dependência química é uma doença multifatorial, vários aspectos precisam ser analisados antes de se elaborar um plano de tratamento.

Além do mais, a internação do usuário é indispensável quando existe uma intoxicação aguda ou crônica e, como resultado disso, ele não pode mais tomar decisões por conta própria. Abaixo, algumas situações cruciais que determinam que o dependente seja internado:

• Risco de homicídio;
  • Risco de suicídio;
  • Impossibilidade de se manter em abstinência durante o tratamento ambulatorial;
  • Estados psicóticos;
  • Possibilidade de overdose;
  • Colapsos de abstinência.

Qual é o tempo necessário de internação?

O uso de substâncias químicas leva uma pessoa a diversas mudanças de comportamento e, para que o tratamento seja eficaz, é preciso identificar o perfil do usuário até para que ele saiba o quanto as drogas já lhe prejudicaram.

Com essa informação, fica mais fácil definir qual é a melhor opção de tratamento para o dependente químico, além de ajudar posteriormente em seu processo de recuperação.

Entretanto, o tempo de internação depende de uma pessoa para outra. O tratamento precisa ser aplicado de forma particular, já que a doença pode ter diferentes origens.

Existem internações mais curtas, cujo período varia entre 15 e 28 dias. Outras, duram entre 30 e 45 dias. Mas há aquelas que podem durar mais, como 6 meses ou até mesmo um ano. Tudo isso gira em torno da necessidade e da gravidade do caso do dependente químico.

Os fatores que mais podem influenciar o tempo de internação são a idade do usuário, o tempo de uso da substância, o tipo de droga usada, a quantidade, a frequência e até mesmo o modo como a droga afetou o seu psicológico e o seu estado físico.

Como se vê, o tratamento da dependência química é um processo complexo e precisa ser realizado por uma clínica especializada que conte com profissionais qualificados e tenha uma boa infraestrutura. Encontre a ideal para você no Guia Especializado em Clínicas de Recuperação.