O que causa a dependência química?

02/03/2020

O que causa a dependência química?

Existe muita desinformação quando o assunto é dependência química. Isso é prejudicial na medida em que retarda a busca por tratamento médico para este problema e atrapalha a relação que os familiares e amigos desenvolvem com o usuário.

Quer saber sobre o porquê algumas pessoas passam a utilizar substâncias químicas? Continue lendo este artigo.

A dependência química é uma doença?

Sim. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é uma enfermidade crônica que tende a piorar ao longo do tempo se não houver acesso a tratamento adequado.

É por isso que, como qualquer doença, ela precisa ser acompanhada por profissionais especialistas no assunto, como psiquiatras, psicólogos e terapeutas, e tratada em um espaço preparado, como uma clínica de reabilitação.

 

Quais são as principais origens da dependência química?

As razões pelas quais as pessoas desenvolvem dependência química variam de usuário para usuário, mas no geral é decorrente as seguintes causas:

 

  • Curiosidade pelo diferente

Por vezes, as drogas são um assunto proibido nas conversas de família, o que acaba instigando algumas pessoas, principalmente jovens, a experimentar o que é proibido. O problema é que eles não esperam pelas graves consequências de seu uso.

 

  • Aceitação social

Outra situação recorrente entre os adolescentes é o uso de substâncias psicoativas para se destacar entre os colegas da escola ou mesmo para integrar grupos mais populares.

 

  • Psicológico abalado

Algumas pessoas têm dificuldade em enfrentar situações de frustração, tristeza, perda, decepções e baixa estima e acabam procurando as drogas para esquecer estes sentimentos.

Entretanto, como este efeito não é duradouro, eles acabam se sentindo piores quando sóbrios e tendem a usar novamente a droga a fim de sentir o prazer e o relaxamento gerados por ela. Isso ocasiona um ciclo sem fim, fazendo com que a pessoa aprofunde seu nível de dependência.

 

  • Problemas psiquiátricos

Pacientes com transtornos mentais como depressão, ansiedade, transtorno do pânico e transtorno obssessivo-compulsivo também tendem a se aproximar do álcool e de drogas psicoativas para aliviar os sintomas de suas enfermidades.

Nestes casos, a atenção é redobrada já que a ingestão de drogas adicionada ao uso de medicamentos controlados é extremamente prejudicial para a saúde do indivíduo.

 

  • Histórico familiar

Outra questão recorrente é a existência de outros dependentes ou ex-dependentes químicos na família do usuário. O fato de ter pessoas próximas e de referência com o mesmo vício pode levar o indivíduo a também tentar esquecer os problemas através do uso de substâncias químicas.

 

O que fazer para ajudar o usuário químico?

Por fim, depois de conhecer as principais razões que levam as pessoas a desenvolver dependência química, é importante dar o primeiro passo para sua reabilitação. O Busca Clínicas de Recuperação é um guia online completo em que você encontra os melhores centros de reabilitação para dependentes químicos do Brasil.

Através da caixa de pesquisa, o internauta pode filtrar sua busca com diferentes critérios como localização, sexo dos pacientes e serviços disponibilizados. Assim, ele consegue encontrar o centro de recuperação ideal para tratar seu ente querido. Acesse nosso site agora mesmo!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.