Por que a depressão é o mal do século?

07/07/2020

Por que a depressão é o mal do século?

Falar de depressão é algo sério: estima-se que vivam com essa doença mais de 320 milhões de pessoas ao redor do mundo. Os brasileiros correspondem a 11,5 milhões do total, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o maior número na América Latina.

Para entender o motivo de a depressão ser o mal do século XXI, precisamos conhecer as suas causas e sintomas.

 

O que é a depressão?

A Psiquiatria a define como uma condição psíquica na qual o indivíduo se sente permanentemente angustiado a ponto de perder o interesse pela vida.

Do ponto de vista biológico, esses sentimentos são resultado da diminuição dos níveis de serotonina, o neurotransmissor do prazer. O problema também debilita o sistema imunológico, abrindo espaço para o surgimento de outras doenças.

Por ser um transtorno mental, seu surgimento está intimamente ligado às interações do indivíduo com o seu meio. Observe agora os gatilhos mais comuns, ou seja, as situações que mais causam depressão:

  • Estresse do dia a dia.
  • Dependência química, sobretudo quando passa o efeito da droga.
  • Traumas físicos e psicológicos.
  • Problemas de relacionamento.
  • Perdas financeiras, ocasionadas por exemplo, pelo desemprego.

 

A Ciência aponta que existem alguns problemas de saúde que também podem desencadear um quadro depressivo como:

 

  • Enxaqueca crônica.
  • Problemas hormonais.
  • Doenças cardíacas.
  • Pancadas na cabeça.

 

A depressão é fruto de comportamentos e situações típicos da vida moderna aos quais dificilmente conseguimos ficar ilesos.

 

Depressão e dependência química estão relacionadas?

A dependência química e a depressão possuem uma relação estreita. Isso porque nem sempre as pessoas enxergam o quão tóxicas são suas rotinas, preferindo guardar seus sentimentos de tristeza e de frustração para si mesmas. E, sofrendo caladas, muitas se refugiam no álcool, no tabaco e em drogas ilícitas para aliviar sua dor.

Mas os efeitos são passageiros e, uma vez sóbrias, elas se sentem piores do que antes, agravando o quadro depressivo.

 

Como a reabilitação ajuda?

Quando uma pessoa decide se tratar da dependência química, a busca por uma Clínica de Recuperação é um caminho natural. Lá o médico psiquiatra pode iniciar o uso de medicação que colabore também para o tratamento da depressão, mas com foco na causa do problema, contando com a ajuda de psicólogos e terapeutas.

 

No Busca Clínica de Recuperação, você tem acesso a diversas opções de clínicas, podendo conhecer melhor cada espaço a partir de informações e fotos. Visite agora mesmo o site e visualize opções dentro da sua região.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.