O que significa cleptomaníaco?

14/03/2017

O que significa cleptomaníaco?

A cleptomania é um transtorno do controle dos impulsos que leva uma pessoa a roubar objetos, muitas vezes sem necessidade ou uso pessoal. A condição se distingue por impulsos recorrentes e incontroláveis de roubar, juntamente com sentimentos intensos de ansiedade, tensão ou excitação antes do ato de roubar.

Entendendo a Cleptomania

Ao contrário do comportamento de roubo comum, a cleptomania não é motivada por raiva, vingança, ganho pessoal ou ideias delirantes. As pessoas com cleptomania geralmente roubam coisas que não têm valor para elas ou que podem ser facilmente adquiridas de outra forma. Após o roubo, elas podem se sentir temporariamente aliviadas ou satisfeitas, mas esses sentimentos geralmente são substituídos por culpa, remorso, autodesprezo e medo de serem apanhadas.

Sintomas da Cleptomania

Os sintomas da cleptomania podem incluir:

  • Impulsos recorrentes e incontroláveis para roubar objetos que não são necessários para uso pessoal ou monetário.
  • Aumento da tensão, ansiedade ou excitação antes do roubo.
  • Sentimentos de prazer, alívio ou gratificação durante o roubo.
  • Sentimentos de culpa, remorso ou angústia após o roubo.

Tratamento da Cleptomania

O tratamento para a cleptomania geralmente envolve terapias como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ajuda a pessoa a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento prejudiciais. Em alguns casos, medicamentos, como os antidepressivos seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), também podem ser usados.

CLIQUE AQUI para Buscar clínicas para tratamento da cleptomania

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.