Voltou a usar drogas, o que fazer?

16/05/2019

Voltou a usar drogas, o que fazer?

Ver um ente querido ex-dependente químico tendo uma recaída é algo frustrante, pois temos a sensação de termos sido derrotados duas vezes na batalha contra o vício.

Mas nem tudo está perdido ainda. Neste artigo, você saberá como agir ao se ver nesta situação e como o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação pode ajudá-lo a vencer mais esta batalha.

Recaídas são possíveis

No senso comum, por vezes, há uma ideia errônea de que a dependência química é resultado da falta de caráter do usuário.  Entretanto, desenvolver dependência de drogas psicoativas ou de álcool na verdade está ligado às questões de ordem psicológica, como a depressão e a ansiedade.

Por isso, as recaídas podem acontecer enquanto a raiz do problema não for resolvida. Além disso, o uso de substâncias químicas para a fuga da realidade é considerado uma doença sem cura, mas que o indivíduo pode aprender a controlar.

Logo, é preciso encarar que sempre há a possibilidade de voltar a usar drogas. E o que fazer nesta situação? Mostrar que ele não está sozinho.

Como apoiar alguém em uma recaída?

Algumas atitudes possíveis para agir em uma situação como esta:

  • Aborde o que está acontecendo em uma conversa acolhedora, mostrando-se compreensivo e oferecendo todo o apoio necessário para contornar este quadro;
  • Procure ajudar o usuário a organizar suas tarefas diárias. Um cronograma pode até parecer algo simples, mas faz total diferença para ajudar a se manter focado nas obrigações e com menos tempo disponível para pensar em seus problemas ou procurar a droga como paliativo;
  • Procure investigar o que o está levando a buscar no vício uma solução. É essencial saber a origem do problema;
  • Leve-o para uma clínica de tratamento para a dependência química. Por mais que seja doloroso se afastar de alguém amado, esta é a alternativa que mais surte efeito.

Como o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação pode ajudá-lo neste caso?

O Guia Especializado em Clínicas de Recuperação é um site onde os próprios usuários ou seus familiares podem conhecer as opções existentes de centros de tratamento para dependência em substâncias químicas.

Neste lugar, eles estarão isolados dos fatores que os levam ao vício, em um ambiente mais propício à reflexão sobre os rumos tomados e ao planejamento do futuro que desejam para suas vidas.

Ao optar pela internação, é necessário fazer uma pesquisa aprofundada sobre os serviços oferecidos, localização e preços. Com ferramentas facilitadas de busca, você pode achar tudo de que necessita no mesmo site.

Encontre o que precisa Guia Especializado em Clínicas de Recuperação e não deixe seu ente querido sozinho!

Photo by Afa Ah Loo on Unsplash
Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.