Você teria coragem de dizer que usou alguma droga ilícita?

12/05/2021

Você teria coragem de dizer que usou alguma droga ilícita?

Confessar o uso de drogas é bastante difícil para o usuário, assim como reconhecer o vício. Essa é uma situação complicada, pois não é raro o consumo se tornar crescente conforme o tempo passa, fazendo com que a situação saia cada vez mais do controle.

As coisas ainda se agravam porque o usuário tem dificuldade em reconhecer o problema e buscar ajuda. O processo de confissão do problema deve ser feito a uma pessoa de confiança. O bom diálogo, sem críticas ou acusações é fundamental.

Se você tem um ente querido que não tem coragem de dizer que vem usando drogas ilícitas e quer ter certeza de que isso vem acontecendo, este post pode ajudar. Veja agora os comportamentos que a pessoa pode apresentar.

 

Que comportamentos o usuário de drogas apresenta?

O uso de drogas causa mudanças no comportamento do indivíduo. Os efeitos variam de acordo com o tipo de substância consumida, porém em todos os casos, as alterações ocorrem principalmente no sistema nervoso.

É possível notar diversas transformações na vida do indivíduo usuário de drogas. Veja algumas delas:

 

  • Alimentação: apresenta perda ou aumento do apetite. Também é comum ocorrer o ganho ou a perda repentina de peso.
  • Sociabilidade: o usuário apresenta mudanças no modo de falar, altera estranhamente sua rotina e estabelece vínculos com pessoas que possuem um perfil totalmente diferente daquelas com quem tinha contato antes. Em resumo: novos amigos, novas companhias.
  • Emoções: a pessoa começa a sentir culpa, irritabilidade, agressividade e tem os seus sentimentos aflorados;
  • Sono: o usuário de drogas tem perda de sono, insônia intercalada com períodos longos de adormecimento e troca o dia pela noite.

 

Esses são apenas alguns dos sinais que geralmente um dependente químico apresenta. Além deles, ainda existem alguns outros que podem ser notados no corpo do indivíduo como as marcas de agulhas, por exemplo, as feridas e a mudança de semblante.

É importante ter em mente que a dependência química é uma doença, mas a maioria das pessoas que sofrem com o problema sequer se dão conta de que estão doentes, daí a dificuldade de admitir que usam drogas.

 

E você? Se estivesse nessa situação, teria coragem para falar com alguém sobre o problema? Ninguém deve travar essa batalha sozinho. É necessário conversar sobre o assunto e buscar profissionais e clínicas especializados. Busca Clínicas de Recuperação será seu grande aliado nessa busca, ajudando a encontrar um local adequado para o tratamento.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.