Você pode fumar metanfetamina sem se tornar um viciado?

09/04/2021

Você pode fumar metanfetamina sem se tornar um viciado?

Ice, glass, rebite, bola, speed, cristal... ela tem muitos nomes, mas causa nas pessoas o mesmo efeito: enorme autoconfiança e sensação de poder. A metanfetamina é uma droga ilícita que pode ser consumida de diversas maneiras, inclusive através do fumo.

Muitos creem que seu potencial para viciar é baixo. E você, acredita nisso? Continue lendo para saber mais sobre este assunto.

 

O que é a metanfetamina?

É uma droga que faz parte do grupo das anfetaminas. É ilícita e sintética, ou seja, não vem de uma planta ou de outra substância natural e sim é fabricada em laboratórios clandestinos.

É chamada de metanfetamina porque um de seus principais ingredientes é a anfetamina, a qual são adicionadas outras substâncias igualmente perigosas como querosene e anticongelante.

Por atuar estimulando o cérebro, ela costuma ser usada não apenas em baladas, mas também por condutores que precisam dirigir por um período prolongado, como motoristas de caminhão, e estudantes que necessitam se manter concentrados por longas horas para serem aprovados em concursos e vestibulares.

Não é raro que esse tipo de substância seja usado para a perda de peso, o que, à primeira vista faz efeito, mas quando o uso é descontinuado se segue o que popularmente se chama de efeito sanfona, pois o usuário engorda novamente.

 

Quais os efeitos do uso da metanfetamina?

Este tipo de droga estimula o sistema nervoso central, fazendo com que o usuário tenha uma enorme sensação de bem-estar, ficando alegre e muito confiante. Ela age nos neurotransmissores responsáveis pelo prazer e pela recompensa, fazendo com que a pessoa queira repetir a experiência.

Seu efeito é mais duradouro do que o da maioria das outras drogas. Para se ter uma ideia, ao passo que uma pessoa que usa crack sente seus efeitos por apenas 5 minutos, alguém que faz uso de metanfetamina pode ficar drogado por até 8 horas consecutivas.

 

Metanfetamina vicia?

Sim, esta substância vicia. Portanto, saiba que não é possível fumar metanfetamina e não se viciar. Como dissemos antes, este tipo de droga atua nos neurotransmissores e a sensação de felicidade que ela traz faz com que o organismo seja estimulado a repetir a experiência.

Porém, quanto mais se repete, mais se desenvolve o que se chama de tolerância, que é a necessidade de usar mais da substância para sentir os mesmos efeitos experimentados da primeira vez. E assim, quando a pessoa percebe, já se viciou e dificilmente conseguirá se livrar da dependância sem o apoio de profissionais especializados.

 

Se você procura lugares onde possa se tratar, o Busca Clínicas de Recuperação pode ajudar!  Lá você pode realizar pesquisas usando filtros diversos e encontrar uma clínica de acordo com as suas necessidades! Acesse agora mesmo!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.