Veja os danos causados pelas drogas na vida de uma pessoa!

27/08/2021

Veja os danos causados pelas drogas na vida de uma pessoa!

O consumo de drogas favorece o surgimento de diversas enfermidades, tais como doenças respiratórias e do coração, insuficiência renal, endocardite e até mesmo DST’s.

Na verdade, os médicos caracterizam como droga qualquer substância, natural ou sintética que modifique as funções normais do organismo. Essa alteração pode ser tanto comportamental como fisiológica.

Alguns exemplos dessas substâncias são os analgésicos e calmantes, assim como o álcool, a maconha e o cigarro. Elas são consumidas geralmente com o objetivo de causar euforia e sensação de bem-estar, porém podem levar as pessoas à dependência, causando danos bastante nocivos à saúde.

Então, neste post, vamos falar sobre as doenças ocasionadas pelo consumo das drogas e os problemas/efeitos que elas causam na vida de uma pessoa. Siga lendo!

Efeitos no comportamento

O uso de drogas traz efeitos diversos ao organismo humano e começaremos tratando dos efeitos comportamentais causados. Essas substâncias se dividem em três grandes grupos!

1 - Estimulantes

Costumam aumentar a atividade no cérebro, fazendo com que a pessoa se sinta agitada, eufórica e excitada.

O crack e a cocaína, por exemplo, são estimulantes. Quando a pessoa os usa, não sente fome, cansaço ou sono.

Inclusive, é válido citar que os estimulantes são drogas extremamente viciantes.

2 – Depressoras

São aquelas que diminuem a atividade no sistema nervoso central, fazendo com que o usuário pareça estar desligado, mais lento.  A morfina e heroína, por exemplo, reduzem o poder de raciocínio e os reflexos, proporcionando a sensação de calma exagerada.

Além disso, pode surgir:

  • Fraqueza;
  • Cefaleia;
  • Palpitações;
  • Boca seca;
  • Retenção urinária.

3 - Perturbadoras

Atuam no cérebro de forma diferenciada, fazendo com que o indivíduo se comporte de maneira anormal. A percepção é alterada, causando alucinações e delírios no usuário. A maconha, o LSD e o ecstasy estão neste grupo.

No caso da maconha, essa droga pode ainda estimular o sistema digestivo, aumentando apetite, gerando boca seca e olhos vermelhos também.

Por sua vez, o consumo de ecstasy leva ao surgimento de efeitos como:

  • Batimentos cardíacos oscilando;
  • Redução do apetite;
  • Alteração na respiração;
  • Tremores;
  • Sudoreses;
  • Visão turva;

Doenças

São muitas as doenças que o uso de substâncias químicas pode causar ao organismo humano. Trataremos de algumas a seguir:

Comprometimento do cérebro

Por conta do efeito no sistema nervoso, o uso em excesso e regular de substâncias químicas pode causar destruição dos neurônios, o que se manifesta através de esquecimento, dificuldade de concentração e baixo rendimento em atividades intelectuais. 

Desnutrição

O consumo de drogas estimulantes (cocaína e crack, por exemplo) afeta o sistema que regulariza a fome. Dessa forma, o indivíduo não se alimenta de forma correta e, como consequência, não obtém os nutrientes necessários. Isso faz com que ele fique desnutrido, abrindo uma porta enorme para outras doenças.

Enfisema pulmonar

Esta é uma doença respiratória geralmente causada pelo consumo excessivo de cigarro. Entretanto, aqueles que fazem a inalação de drogas como o crack e a cocaína também podem desenvolver o problema. Os fragmentos de pó ficam instalados nos alvéolos pulmonares e impedem a troca gasosa, resultando em dificuldade para respirar e falta de ar.

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

A droga não ocasiona no surgimento de doenças sexualmente transmissíveis de modo direto.

Contudo, pessoas sob o efeito de drogas tendem a não se proteger na prática de atividade sexual, aumentando as chances de contraírem DSTs, como sífilis e gonorreia, por exemplo.

Sem contar que o uso da droga ainda deixa o sistema imunológico mais suscetível, o que pode gerar a infecção pelo vírus HIV e o desenvolvimento da AIDS.

Ora, algumas doenças têm tratamento e cura. Outras, como a AIDS, infelizmente ainda não têm.

Transtornos comportamentais

O uso de substâncias alucinógenas por um tempo prolongado aumenta as chances de desenvolvimento de doenças como a esquizofrenia, bem como o aparecimento de transtornos de personalidade.

Muitos dependentes químicos precisam tratar a depressão, uma doença séria que pode acometê-los enquanto ainda são reféns do vício, mas que pode surgir depois de algum tempo também.

Isso acontece porque uma pessoa que usa ou usou drogas pode ter uma redução nos níveis de serotonina no organismo, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. A depressão é uma doença séria que requer tratamento, pois pode levar a pessoa ao suicídio.

Insuficiência renal

Os rins são responsáveis por filtrar o sangue. Quando uma pessoa usa drogas, ela traz para o seu organismo uma série de substâncias nocivas a ele, acumulando assim toxinas que os rins são responsáveis por filtrar e descartar.

Quando isso não acontece, instala-se a insuficiência renal, quadro que requer a realização de hemodiálise, um tratamento cujo objetivo é ajudar o organismo a filtrar o sangue, eliminando as toxinas.

Drogas lícitas também causam danos

Agora, vamos ver os danos causados por duas das drogas mais consumidas no mundo: o álcool e o cigarro. Não se engane: não é porque elas podem ser vendidas livremente a maiores de idade que não causam danos ou não viciam. Pelo contrário, seu potencial para viciar é enorme e podem, inclusive, servir de porta de entrada para outras substâncias ainda mais nocivas ao organismo.

Álcool

Quando consumido em excesso, o álcool pode causar perda de coordenação motora, desidratação e descontrole.

A longo prazo, os danos provocados são bastante graves podendo levar o indivíduo a desenvolver câncer e lesão no fígado, assim como comprometer seriamente os órgãos do aparelho digestivo.

Não é incomum que um usuário de álcool desenvolva, por exemplo, um quadro sério de cirrose que o leve a entrar na fila de transplantes, visto que esta doença prejudica o fígado a ponto de a pessoa necessitar de um novo órgão.

Cigarro

Quando uma pessoa fuma, ela absorve praticamente 5 mil substâncias prejudiciais ao seu organismo. Entre os males causados pelo cigarro estão o enfisema pulmonar, a hipertensão arterial, a bronquite crônica e diversos tipos de cânceres como o de pulmão, boca e laringe.

A importância de buscar ajuda

Como você deve ter percebido, as drogas representam diversos prejuízos a saúde e, inclusive, os danos causados por substâncias químicas podem ser até mesmo irreversíveis.

Dessa maneira, em razão da complexidade que engloba esse assunto, o maior risco da utilização de drogas é não ir em busca de suporte e ajuda enquanto ainda se tem tempo.

Afinal de contas, considerando que os efeitos dos entorpecentes podem mudar de acordo com o organismo da pessoa, os danos são totalmente imprevisíveis.

Sob esse olhar, os males relacionados a utilização de drogas sempre colocam em risco a integridade do usuário e ainda coloca em risco as pessoas do convívio.

Além dos danos para a saúde, a idealização suicida tem sido vista como um dos sintomas cada vez mais recorrentes entre os dependentes químicos. Diante de tudo isso, o auxílio profissional não pode jamais ser negligenciado.

Então, o mais ideal é que o dependente tenha vontade de própria de ir em busca de ajuda. Contudo, se isso não acontecer, busque ter uma conversa amiga como forma de sensibilizá-lo quanto aos riscos que ele está sujeito pelo consumo de drogas.

Como o tratamento ajuda?

Nos últimos anos, mais de 150 mil pessoas foram internadas em razão do uso de drogas, de acordo com o divulgado pelo OB

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.