Quem usa drogas pode ficar impotente?

27/01/2022

Quem usa drogas pode ficar impotente?

Muitas pessoas discutem sobre as drogas e os efeitos que elas causam no organismo.

A verdade é que o uso de drogas libera hormônios que estimulam o prazer, como dopamina, serotonina e noradrenalina. Essas sensações, atreladas ao ato sexual, desperta a curiosidade das pessoas e acabam levando-as a consumirem essas drogas, mas o que elas não sabem, é que o uso dessas substâncias podem ocasionar o efeito contrário ao desejado.

O abuso do álcool nos traz estudos mais concretos e conhecidos quanto a influência que ele tem no comportamento social.

Quem abusa do álcool, acaba tendo uma piora na ereção, pois se reduz os níveis de testosterona, reduz o número de espermatozoides e piora nos testes de desempenho sexual.

Nas mulheres, o uso excessivo do álcool causa uma grande dificuldade em atingir o orgasmo.

Já a cocaína, é uma droga muito associada ao prazer sexual, mas seu uso crônico pode acarretar a dificuldade em manter a ereção e problemas na ejaculação, que pode ser precoce ou tardia.

Nos usuários de crack observa-se uma redução da libido. Muitas pessoas acham que o crack está ligado ao aumento da atividade sexual, por conta do alto índice de prostituição desses usuários, mas o uso não gera aumento do prazer sexual.

No caso da maconha, muitas pessoas a associam devido ao aguçamento dos sentidos, tornando por vezes o usuário em questão mais sensível ao ato.

Além disso, a maconha tem um alto poder viciante, muitas pessoas acabam não conseguindo mais relaxar sem utilizar essa droga.

Cronicamente, o uso pode prejudicar o sistema reprodutor, reduzindo o níveis de testosterona e outros hormônios.

O ecstasy é considerado a droga do amor, mas como as outras, em doses elevadas pode impactar no aumento da dificuldade de alcançar o orgasmo

 

E se a pessoa for ex usuária de drogas?

Dependendo do tempo de utilização da droga, principalmente da cocaína, a pessoa pode ter problemas de ereção, e terá que procurar um médico para sanar o problema.

A cocaína age nos vasos sanguíneos promovendo um estreitamento da luz dos vasos com diminuição do fluxo sanguíneo para a região, e causa danos dependendo do órgão atingido.

Vasoconstrição das artérias impedem a passagem de sangue para o pênis com consequente disfunção erétil. O uso crônico da droga leva a um entupimento das artérias com a disfunção que pode ser permanente.

O álcool e outras drogas causam um impacto grande na vida sexual de homens e mulheres.

Quanto mais alta forem as doses, ou o uso continuo, se aumenta o efeito disfuncional na vida sexual do individuo e consequentemente no alto índice de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, associadas ao sexo desprotegidos.

O cigarro também, se for muito consumido acaba gerando problemas no controle da ejaculação e também dificulta a ereção.

E isso ocorre porque as pessoas acabam ficando desinibidas e assim, reduzem o senso de risco, tornando-as mais vulneráveis a situações perigosas.

Portanto, é importante repensar na questão do uso das drogas para que se tenha uma vida sexual saudável e prazerosa.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.