Quanto tempo dura o efeito de cada droga?

30/06/2021

Quanto tempo dura o efeito de cada droga?

As drogas provocam, em um primeiro momento, uma sensação boa nas pessoas e isso é o que leva a maioria dos indivíduos a repetirem a dose. Entretanto, a longo prazo, este quadro se reverte, pois estas substâncias passam a trazer prejuízo ao usuário. Os efeitos das drogas podem ser percebidos em poucos minutos, logo após seu uso mas tendem a durar poucos minutos, sendo necessária uma nova dose para prolongar seu efeito no corpo. Por isso é muito comum a pessoa ficar viciada rapidamente.

Existem drogas lícitas e drogas ilícitas. As drogas lícitas são as que podem ser comercializadas como o cigarro, as bebidas alcoólicas e medicamentos. Já as drogas ilícitas são aquelas que tem a sua venda proibida, como a maconha, crack, cocaína, ecstasy.

Os principais tipos de drogas são:

Drogas naturais: como a maconha que é feita da planta cannabis sativa, e o ópio que tem origem nas flores da papoula;

Drogas sintéticas: que são produzidas de forma artificial em laboratórios, como o ecstasy e o LSD;

Drogas semi-sintéticas: como heroína, cocaína e crack, por exemplo.

O uso dessas drogas aumentam a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, nos pulmões, no fígado e até mesmo no cérebro. Neste post, descubra quanto tempo dura o efeito de cada droga no organismo humano.

 

Como as drogas atuam no organismo?

Uma das hipóteses mais bem-aceitas atualmente é a de que as drogas agem no sistema de recompensa do cérebro, localizado onde se situam as estruturas responsáveis pelas emoções e sensações de prazer.

Seu mecanismo de atuação envolve a liberação de dopamina, fazendo com que o cérebro entenda que usar estas substâncias é prazeroso. Para se ter uma ideia, a área sensibilizada é a mesma que se manifesta quando saímos com amigos, praticamos esportes, vamos ao cinema ou namoramos.

Assim, o uso da droga vicia os receptores de dopamina, fazendo com que este que é um dos nossos principais órgãos necessite frequentemente receber a mesma descarga desse neurotransmissor e, dessa maneira, forçando o corpo através das crises de abstinência ao usar a substância.

Quais são os efeitos imediatos das drogas?

Os efeitos imediatos das drogas podem durar minutos e ate segundos no organismo. Por isso as pessoas que usam drogas buscam cada vez mais e mais o uso, para sentir a sensação prazerosa que a droga traz, mesmo que por alguns minutos.
Boa parte das drogas pode ser dividida em três grupos: perturbadoras, depressoras e estimulantes. Cada uma dessas categorias proporciona efeitos diferentes no organismo. Conheça os principais a seguir:

Drogas estimulantes

São aquelas que aceleram a atividade do cérebro, fazendo com que ele passe a funcionar mais rapidamente. Alguns exemplos são a cocaína, o crack, o rebite e as anfetaminas. Veja abaixo os efeitos imediatos causados por essas drogas:

  • Intensa euforia e sensação de poder
  • Estado de excitação
  • Muita atividade e energia
  • Diminuição do sono e perda do apetite
  • Fala muito rápida
  • Aumento da pressão e da frequência cardíaca
  • Descontrole emocional
  • Perda da noção da realidade

Uma pessoa que usa esse tipo de droga tende a ficar excessivamente agitada, ou seja, ela vai se locomover mais, falar mais e estar mais ativa, porém comerá e dormirá muito menos.

A título de exemplo, existem substâncias naturais que também funcionam como estimulantes. É o caso do café e de alguns tipos de chá, as quais, se consumidas em excesso, também são prejudiciais ao organismo.

Drogas depressoras

Causam no indivíduo a sensação de que ele está “desligado”, reduzindo assim o estresse em seu sistema emocional. Estão nesse grupo o álcool, os calmantes, a morfina e os solventes, como a cola de sapateiro, por exemplo. Os principais efeitos causados por elas são:

  • Menor capacidade de raciocínio e de concentração
  • Sensação exagerada de calma e tranquilidade
  • Relaxamento exagerado e bem-estar
  • Aumento da sonolência
  • Diminuição dos reflexos
  • Maior resistência à dor
  • Maior dificuldade em fazer movimentos delicados
  • Diminuição da capacidade para dirigir
  • Diminuição da capacidade de aprendizagem na escola e do rentabilidade no trabalho

Por diminuírem o funcionamento do sistema nervoso central, estas substâncias proporcionam a sensação de relaxamento, reduzindo produtividade e a percepção sobre o que ocorre ao seu redor.

Drogas perturbadoras

São as drogas cujos efeitos estão relacionados à distorção das atividades cerebrais e causam perturbação quanto ao tempo e espaço, bem como alucinações. Alguns exemplos são a maconha, o LSD e o ecstasy. Veja abaixo outros efeitos imediatos causados por esse tipo de substância:

  • Alucinações, principalmente visuais como alteração das cores, formas e contornos dos objetos,
  • Sensação alterada do tempo e do espaço, sendo que minutos parecem horas ou metros parecem quilômetros.
  • Sensação de enorme prazer ou de medo intenso
  • Facilidade em entrar em pânico e exaltação
  • Noção exagerada de grandiosidade

Delírios relacionados com roubos e perseguições.

Uma pessoa que usa este tipo de substância passa a ter seu cérebro funcionando de maneira anormal, o que significa que sua percepção e pensamento ficam prejudicados e por isso ocorrem as alucinações e delírios.

Um dos exemplos mais recente deste tipo de drogas é a Flakka, também conhecida como "droga zumbi", que é uma droga barata inicialmente produzida na China, que causa comportamentos agressivos e alucinações, existindo até relatos de casos em que usuários desta droga iniciaram atividades canibais durante o período em que estavam sob o efeito da mesma.

Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebê, e pode levar a aborto, parto prematuro, restrição do crescimento, baixo peso para a idade gestacional e mal formação congênita.

Depois do nascimento do bebê, este poderá sofrer uma crise de abstinência das drogas pois o seu organismo já estará viciado. Nesse caso, o bebê poderá apresentar sintomas como chorar muito, ficar muito irritado e ter dificuldade para se alimentar, dormir e respirar, necessitando de internamento hospitalar.

Por quanto tempo as drogas permanecem no corpo de uma pessoa?

Nem todas as substâncias químicas permanecem no corpo de uma pessoa pela mesma quantidade de tempo. Na hora que um indivíduo usa uma droga (seja bebendo, fumando ou até mesmo cheirando) o corpo automaticamente a absorve.

Em função desse processo, as substâncias podem ficar por um bom tempo na urina, no sangue e até nos cabelos do indivíduo, podendo ser detectadas até 3 meses após o uso! Veja agora quanto tempo cada droga permanece no organismo de uma pessoa:

Cocaína

Sangue: 2 dias
Urina: 4 dias
Cabelo: até 90 dias

Álcool

Sangue: 12 horas
Urina: 5 dias
Cabelo: até 90 dias

Maconha

Sangue: por volta de duas semanas
Urina: 30 dias
Cabelo: até 90 dias

Anfetamina

Sangue: 12 horas
Urina: 3 dias
Cabelo: até 90 dias

LSD

Sangue: 3 horas
Urina: 3 dias
Cabelo: até 3 dias

Heroína

Sangue: 12 horas
Urina: 4 dias
Cabelo: até 90 dias

Metanfetamina

Sangue: até 36 horas
Urina: 6 dias
Cabelo: até 90 dias

 
O consumo excessivo de drogas pode causar overdose, levando um indivíduo à morte. Buscar tratamento é importantíssimo para aumentar as chances de vitória na luta contra a dependência química.

As consequências à longo prazo de qualquer tipo de droga inclui:

  • Destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar e realizar atividades
  • Desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose, depressão ou esquizofrenia
  • Lesões no fígado, como câncer hepático
  • Mau funcionamento dos rins e dos nervos
  • Desenvolvimento de doenças contagiosas, como AIDS ou Hepatite
  • Problemas do coração, como infarto
  • Morte precoce
  • Isolamento da família e da sociedade
Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.