Por que algumas pessoas gostam de usar drogas?

14/05/2021

Por que algumas pessoas gostam de usar drogas?

Você já parou para pensar por que algumas pessoas usam drogas? Certamente qualquer um que começa a usar este tipo de substância não pensa nos efeitos negativos que ela pode trazer.

Na verdade, as pessoas estão constantemente em busca de estímulos que lhes tragam prazer e é exatamente isso que procuram nas drogas, o que certamente obtém, apesar de essa sensação durar pouco e geralmente ceder espaço a uma profunda depressão após o uso.

Mas essa sensação de prazer é apenas um dos muitos motivos que podem levar alguém a usar este tipo de substância. Conheça mais razões para isso neste post!

 

Por que as pessoas gostam de usar drogas?

 Os motivos mais comuns são:  

 

  • Sentir mais confiança e relaxar

A droga gera uma forte sensação de euforia que toma conta do indivíduo. A cocaína, por exemplo, pode causar na pessoa uma grande sensação de poder e autoconfiança. A heroína também gera uma sensação de satisfação e de relaxamento.

 

  • Socializar

 A adolescência é um período de descobertas. É nessa faixa etária que muita gente dá o primeiro gole em uma bebida alcoólica, tem sua primeira relação sexual, fuma o primeiro cigarro, entre outras experiências. Jovens muitas vezes usam drogas para se sentirem aceitos em um grupo.

 

  • Lidar com sentimentos negativos

Diversas pessoas entram no mundo das drogas buscando esquecer um determinado problema, mesmo que por apenas por algum tempo. Esse tipo de substância funciona como uma válvula de escape para adiar o fato de ter que lidar com problemas e sentimentos negativos.

Boa parte das pessoas gostam de usar drogas para buscar novas experiências, pertencer a um grupo, deixar os problemas de lado, mudar a rotina tediosa ou simplesmente para ter uma sensação de prazer e felicidade.

Você é ou conhece alguém que é usuário de drogas e sente prazer no uso? Já parou para refletir sobre as consequências disso? Saiba que a dependência química se inicia com o uso recreativo das drogas e que, uma vez doente, a pessoa dificilmente conseguirá abandonar o vício sem a ajuda de profissionais especializados.

Encontrar uma clínica para o tratamento não é tarefa simples porque envolve uma série de questões, entre elas a escolha da diretriz terapêutica mais adequada ao paciente, a adesão dele ao processo e o orçamento disponível para pagar pela internação.

 

O Busca Clínicas de Recuperação pode ser o seu aliado na procura por profissionais e clínicas especializadas. Acesse o site agora mesmo!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.