Plano de prevenção a recaída como funciona?

15/07/2019

Plano de prevenção a recaída como funciona?

A dependência química é considerada uma doença sem cura e que exige dos usuários um trabalho contínuo em se manter longe das drogas. Embora não sejam obrigatórias, as recaídas são um risco a que todos estão sujeitos.

Pensando nisso, o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação apresenta a você um plano de prevenção à recaída, que visa a afastar ao máximo o indivíduo da possibilidade de voltar ao seu vício. Saiba como ele funciona.

Passos básicos de prevenção à recaída

O plano de prevenção à recaída é basicamente composto de estratégias que oferecem ao indivíduo conhecimento sobre a sua própria dependência.

Como o Guia Especializado em Clínicas de Recuperação já destacou, o desejo pelo uso de drogas psicoativas ou álcool é algo que deverá ser combatido para o resto da vida, sendo diariamente uma batalha pessoal.

Logo, o ex-usuário deve entender que sempre deve estar vigilante, pois fazer o tratamento não significa que ao ele esteja apto a beber ou fumar e que nada acontecerá com ele.

Algumas atitudes básicas podem ajudar nesta situação. Confira:

1° passo: Encarar e resolver a raiz dos problemas

Embora haja, no senso comum, a crença de que a dependência química deve-se à personalidade do indivíduo, estudos demonstram que todos estamos propensos a ela em um momento difícil da vida, como ao ter problemas profissionais ou familiares.

Outro ponto são os próprios transtornos mentais que podem desencadear a busca pelo vício a fim de não sentir mais tristeza, angústia e melancolia. Alguns deles são:

  • Depressão;
  • Transtorno de ansiedade generalizada;
  • Síndromes em geral;
  • Fobias;

Por isso, é necessário que o tratamento se preocupe em resolver estes fatores gradualmente, a fim de que o usuário tenha consciência de que o uso de substâncias químicas não é a solução para tais problemas.

Ele deverá, assim, buscar maneiras que realmente deem conta de organizar a sua vida para que possa seguir em frente. Neste sentido, o papel de psicólogos é fundamental.

2º passo: Vida nova, novos lugares

Ao começar um tratamento contra a dependência, é interessante que o indivíduo reflita sobre as suas companhias e os ambientes que frequentava até então. O que vale a pena manter para construir a nova vida que se quer?

O Guia Especializado em Clínicas de Recuperação recomenda que ele:

  • Evite ir aos lugares em que pode ser incentivado a usar drogas ou álcool;
  • Corte relações com antigos colegas de vício;
  • Procure ter uma rotina ocupada para manter a mente longe da necessidade de uso de alguma substância;
  • Faça atividades físicas como artes marciais, corrida, etc.

3º passo: Ter uma rede de apoio ao seu redor

É fundamental que a família e os amigos deem todo o suporte ao indivíduo neste momento. Sabemos que ele enfrentará momentos difíceis em sua ressocialização, logo não precisa conviver com críticas e conflitos com aqueles que ama.

Por isso, busque ajuda no Guia Especializado em Clínicas de Recuperação e veja como você pode tornar o tratamento mais leve para seu ente querido.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.