O que leva uma pessoa a usar crack?

22/10/2020

O que leva uma pessoa a usar crack?

O crack é considerado uma das drogas mais devastadoras que existem. Sendo produzido a partir da pasta de cocaína, ele é geralmente fumado através de cachimbos improvisados.

A curto e a longo prazo, ele causa ao indivíduo danos cerebrais irreversíveis, assim como problemas respiratórios e cardiovasculares. Mas se é assim tão perigoso, por que há tantos usuários? Vamos falar sobre essas razões agora, continue lendo!

 

Rapidez e potência

Um dos grandes atrativos do crack é a intensidade e a velocidade de seu efeito. Imagine que uma pessoa ao fumar maconha começará a sentir algo 30 minutos depois. Os que usam crack sentem a euforia de 8 a 12 segundos após o consumo.

Quase que imediatamente o ritmo cardíaco aumenta, as pupilas dilatam, a fome e o sono desaparecem, fazendo com que o usuário se sinta eufórico, poderoso e em estado de alerta.

A percepção também se transforma e ele tende a ver pessoas e coisas que não são reais, frequentemente tendo sentimento de perseguição, o que é popularmente conhecido como paranoia.

 

Tolerância a outras drogas

Outro fator que leva uma pessoa a usar crack é a tolerância que ela desenvolve em relação a outros tipos de droga.

Podemos dizer que uma substância química sempre é porta de entrada para outra mais viciante ainda: o indivíduo começa a usar determinada droga e, com o tempo, seu organismo se mostra adaptado aos efeitos dela. Assim, ele não consegue mais alcançar aquela sensação de prazer com a quantidade utilizada anteriormente, fazendo com que seja preciso aumentar mais e mais a frequência e a quantidade consumidas para sentir o mesmo efeito que experimentou da primeira vez.

E esse processo gradualmente o fará procurar drogas mais “pesadas”, que surtam algum efeito o mais rápido possível. Neste sentido, o crack é uma das opções mais baratas e eficazes, mesmo que a sensação de bem estar desapareça com a mesma velocidade que começou.

 

É possível se recuperar do crack?

Como vimos, o crack é uma droga bastante viciante. Logo, dificilmente um usuário conseguirá sair desse círculo vicioso sozinho.

E daí vem a importância do apoio e da ação da família. Ela deverá assumir o papel de procurar ajuda para este indivíduo, buscando uma clínica de recuperação se for preciso.

 

O site Busca Clínicas de Recuperação reúne as melhores clínicas com apoio para internação nas modalidades voluntária, involuntária e compulsória. Acesse agora!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.