É possível sair do vício do crack?

18/12/2019

É possível sair do vício do crack?

Embora haja controvérsias, muitos especialistas afirmam que é possível abandonar o vício do crack, desde que se tenha consciência de que ele é uma doença do cérebro, e não um simples desvio de comportamento.

Entretanto, temos que ter bem claro que o índice de recuperação de um viciado em crack é bem mais baixo, quando comparado à recuperação por outras drogas.

Isso acontece porque é muito difícil manter um dependente em abstinência e, para sair do vício, é imprescindível que ele reconheça que está doente e procure ajuda.

Veja agora os passos importantes para a recuperação.

1 – Internação - É muito difícil um dependente de crack admitir que está doente, pois a fissura impede que pense sobre os males que o vício está lhe causando. Por esse motivo a internação pode ser feita de forma não voluntária, quando os entes queridos é que a solicitam.

2 – Desintoxicação – É a parte mais importante de todo o tratamento e também a mais difícil. O processo se estende por 15 a 30 dias em um ambulatório especializado. Mas, quando se elimina a substância do corpo, não quer dizer que o cérebro está limpo. Daí a dificuldade de manter o indivíduo em abstinência do crack definitivamente.

3 – Residência terapêutica – Somente após o período de desintoxicação é que o paciente inicia a residência terapêutica.  É nesse estágio que ele passa por exames de monitoramento tóxico e pela psicoterapia, desenvolvendo habilidades e passando a entender como evitar situações que o levem à recaída.

4 – Reinserção social – Após um período de internação e acompanhamento, muitos pacientes sentem-se seguros para trilhar novos caminhos, momento em que as habilidades adquiridas na clínica são fundamentais para que encontrem um emprego e voltem a viver com dignidade.

Quais as doenças causadas pelo crack?

Quando usado continuamente, o crack e as demais drogas fazem alterações nos sistemas do cérebro, trazendo-lhe doenças que causam danos muitas vezes irreversíveis.

Cerca de 25 % dessas doenças são psicoses, entre elas a esquizofrenia. A doença pode ser passageira, mas em casos crônicos é controlada apenas com medicamentos.

Por tudo isso, o quanto antes as pessoas iniciarem o tratamento, maiores são as chances de elas desenvolverem doenças graves, bem como de se curarem. Porém, nem sempre é fácil encontrar uma clínica adequada às nossas necessidades em termos econômicos e de localização, além de ser confiável.

Nesse sentido, o Busca Clínicas de Recuperação pode ajudar. Nele, você poderá filtrar as clínicas na sua região que oferecem esse serviço e assim encontrar uma de acordo com seus interesses. Acesse o site agora mesmo!

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.