Uma plataforma EXCLUSIVA para você encontrar as melhores clínicas de recuperação do BRASIL!
Drogas

Droga e espiritualidade: Como a religião pode ajudar no tratamento?

27 de julho de 2021
Compartilhe:
Droga e espiritualidade: Como a religião pode ajudar no tratamento?

O processo de recuperação da dependência química é bastante complexo, pois se trata de uma doença que afeta o indivíduo como um todo: fisiológica, neurológica e psicologicamente. Por isso, o tratamento geralmente contempla a intervenção de diversos especialistas, como médicos clínicos, médicos psiquiatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros.

Nesse contexto de recuperação do paciente, a religião exerce um papel fundamental. Pesquisas realizadas pela Universidade de Harvard constataram que a religião e a fé são fatores fundamentais para que uma pessoa consiga abandonar o vício, pois a religiosidade funciona como um incentivo à recuperação, independente da religião professada.

Eles descobriram que a crença facilita o tratamento e diminui os índices de recaída e os níveis de ansiedade, elevando o otimismo e a resiliência ao estresse. Neste artigo, você compreenderá melhor a relação entre religião e tratamento da dependência química. Não deixe de ler!

 

Quais são os benefícios da religiosidade para a recuperação dos dependentes químicos?

Quando alguém desenvolve a dependência química, passa a trilhar um caminho difícil, contudo é possível superar esse quadro. A pessoa entra em um estado de completa disfuncionalidade: seus relacionamentos sociais, sejam eles com familiares, amigos ou colegas de trabalho, são abalados e a doença interfere até mesmo na forma como esse indivíduo se enxerga.

Nesse contexto, a espiritualidade é capaz de fazer com que o dependente químico entre em um estado de autorreflexão profundo, avaliando o que precisa ser mudado em seus rumos. Confira a seguir os principais benefícios trazidos pela religiosidade ao dependente químico:

 

  • Reduz a ansiedade: A fé é capaz de diminuir os índices de ansiedade. Assim, fica mais fácil controlar os sentimentos negativos, tendo uma boa recuperação e afastando a possibilidade de recaídas.
  • Orientação moral: Outro benefício muito importante que a fé em algo oferece para o paciente é a orientação moral, que ajuda a inibir as atitudes autodestrutivas vivenciadas durante o processo de consumo e recuperação das drogas.
  • Estabilidade emocional: Desenvolver percepção e conhecimento espiritual faz com que o paciente exercite o autoconhecimento e passe a ter mais estabilidade emocional, o que é um fator muito importante no processo de desintoxicação e reinserção na sociedade.

 

Muita gente acredita que a religiosidade promove apenas a abstinência das drogas, mas a verdade é que ela pode oferecer os meios de reestruturação para o dependente, dando-lhe a chance não apenas de ter novas amizades, mas também de usar seu tempo livre de forma produtiva, sendo apoiado por outras pessoas do mesmo grupo religioso.

Tudo isso ajuda a pessoa a entender que de fato pode se recuperar e viver uma vida plena. Clínicas de recuperação que atuam oferecendo atendimento religioso existem. Se você gostaria de encontrar locais que oferecem esta possibilidade em conjunto com o tratamento, conte com o Busca Clínicas de Recuperação. Acesse já o nosso site e localize uma clínica perto de você!

Blog

Covid-19: aumento nos casos de dependência química pode ser sinal de alerta para uma nova epidemia

Covid-19: aumento nos casos de dependência química pode ser sinal de alerta para uma nova epidemia

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças para o mundo. A principal delas foi a necessidade do isolamento social como forma de conter o avanço da doença

Dependente químico e LOAS

Dependente químico e LOAS

O BPC/LOAS é um benefício assistencial que é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Um dependente químico pode ser internado à força?

Um dependente químico pode ser internado à força?

Um fator que acaba agravando toda a situação é alguns dependentes se recusarem a realizar o tratamento e a reconhecerem o problema como doença.

Qual é a pena por tráfico de drogas? Existe fiança?

Qual é a pena por tráfico de drogas? Existe fiança?

De acordo com o artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, o tráfico de drogas é crime.