Uma plataforma EXCLUSIVA para você encontrar as melhores clínicas de recuperação do BRASIL!
Drogas

Droga e espiritualidade: Como a religião pode ajudar no tratamento?

27 de julho de 2021
Droga e espiritualidade: Como a religião pode ajudar no tratamento?

O processo de recuperação da dependência química é bastante complexo, pois se trata de uma doença que afeta o indivíduo como um todo: fisiológica, neurológica e psicologicamente. Por isso, o tratamento geralmente contempla a intervenção de diversos especialistas, como médicos clínicos, médicos psiquiatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros.

Nesse contexto de recuperação do paciente, a religião exerce um papel fundamental. Pesquisas realizadas pela Universidade de Harvard constataram que a religião e a fé são fatores fundamentais para que uma pessoa consiga abandonar o vício, pois a religiosidade funciona como um incentivo à recuperação, independente da religião professada.

Eles descobriram que a crença facilita o tratamento e diminui os índices de recaída e os níveis de ansiedade, elevando o otimismo e a resiliência ao estresse. Neste artigo, você compreenderá melhor a relação entre religião e tratamento da dependência química. Não deixe de ler!

 

Quais são os benefícios da religiosidade para a recuperação dos dependentes químicos?

Quando alguém desenvolve a dependência química, passa a trilhar um caminho difícil, contudo é possível superar esse quadro. A pessoa entra em um estado de completa disfuncionalidade: seus relacionamentos sociais, sejam eles com familiares, amigos ou colegas de trabalho, são abalados e a doença interfere até mesmo na forma como esse indivíduo se enxerga.

Nesse contexto, a espiritualidade é capaz de fazer com que o dependente químico entre em um estado de autorreflexão profundo, avaliando o que precisa ser mudado em seus rumos. Confira a seguir os principais benefícios trazidos pela religiosidade ao dependente químico:

 

  • Reduz a ansiedade: A fé é capaz de diminuir os índices de ansiedade. Assim, fica mais fácil controlar os sentimentos negativos, tendo uma boa recuperação e afastando a possibilidade de recaídas.
  • Orientação moral: Outro benefício muito importante que a fé em algo oferece para o paciente é a orientação moral, que ajuda a inibir as atitudes autodestrutivas vivenciadas durante o processo de consumo e recuperação das drogas.
  • Estabilidade emocional: Desenvolver percepção e conhecimento espiritual faz com que o paciente exercite o autoconhecimento e passe a ter mais estabilidade emocional, o que é um fator muito importante no processo de desintoxicação e reinserção na sociedade.

 

Muita gente acredita que a religiosidade promove apenas a abstinência das drogas, mas a verdade é que ela pode oferecer os meios de reestruturação para o dependente, dando-lhe a chance não apenas de ter novas amizades, mas também de usar seu tempo livre de forma produtiva, sendo apoiado por outras pessoas do mesmo grupo religioso.

Tudo isso ajuda a pessoa a entender que de fato pode se recuperar e viver uma vida plena. Clínicas de recuperação que atuam oferecendo atendimento religioso existem. Se você gostaria de encontrar locais que oferecem esta possibilidade em conjunto com o tratamento, conte com o Busca Clínicas de Recuperação. Acesse já o nosso site e localize uma clínica perto de você!

Blog

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Benefícios do Exercício Físico na Recuperação do Abuso de Substâncias

Não é nenhum segredo que se exercitar pode fazer maravilhas em sua saúde física e mental.

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Como internar dependente químico ou alcoólico pelo plano de saúde?

Uma das maiores dúvidas de quem está buscando tratamento para si ou para algum familiar, é se o plano médico cobre ou não todo o tratamento, pois os valores cobrados nessas situações são extremamente altos.

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

Dependência de Álcool e Cirrose no Fígado

O vício em álcool é uma doença incapacitante e debilitante que afeta tanto mentalmente quanto fisicamente os indivíduos que sofrem com isso.

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Como ter uma comunicação eficiente e respeitosa com dependentes químicos?

Iniciar uma conversa com alguém sobre seu vício em drogas nunca é fácil, mas é importante que venha de um lugar de acolhimento e compreensão.