Dicas para parar de fumar maconha

15/03/2022

Dicas para parar de fumar maconha

Não existe segredo para parar de fumar maconha, mas algumas medidas simples podem ajudar a restabelecer o equilíbrio da saúde da melhor forma.

A maconha é uma erva proveniente da planta Cannabis sativa, e tem Tetraidrocanabinol e Canabidiol em sua composição.

Essas substâncias são psicoativas e agem diretamente no nosso cérebro, causando sensações de euforia, prazer, bem-estar e leveza.

É importante buscar por ajuda profissional se quiser parar de fumar maconha, mas para quem quer tentar parar sozinho, aqui vai algumas dicas:

  • Primeiro, avalie se você vai querer parar gradualmente ou se vai parar de uma vez. Parar de repente é possível, mas você terá que lidar com sintomas de abstinência mais fortes do que aconteceria na mudança gradual.
  • Entenda quais são os sintomas da abstinência: você pode sentir mudança no apetite, ter distúrbios do sono, ansiedade, depressão, febre, suor e calafrios, dor de cabeça, mudanças no peso, fadiga e mal-estar geral.
  • Gatilhos que vão provocar o desejo do consumo: se você sempre fumou maconha em algum horário ou com alguém, revê-lo pode fazer com que você sinta mais desejo pela droga. Ao invés de se expor a esses gatilhos, foque em livrar-se deles sempre que possível
  • Se distraia: invista em boas distrações, pois são elas que vão te ajudar a ocupar a mente com outras coisas e vai diminuir as chances de pensar em justificativas para o consumo.
  • Conte com a ajuda da família e dos amigos: tenha amigos perto de você, sempre. Até animais de estimação podem ajudar nessa fase, pois quando nos sentimos importantes e vemos que somos essenciais na vida de alguém, nos sentimos mais fortes. Ao mesmo tempo, ter uma rede de apoio serve para desabafar quando você sentir vontade.
  • Invista em bons hábitos: você precisará encontrar felicidade e se sentir bem. Encontre um hobby, cuide da alimentação, mantenha uma vida ativa e pratique a higiene do sono. Tudo isso vai ajudar o seu corpo a se adaptar à ausência da maconha.
  • Faça terapia: cuidar da saúde mental é essencial quando se fala em parar de usar maconha. Assim, a terapia ajuda a restabelecer sua autoconfiança, autoestima e ajuda também no autoconhecimento.
  • Tudo isso vai fortalecer seus pontos fortes e ajudará a lidar com suas fraquezas, melhorando a saúde mental de maneira geral.
  • Invista em novas experiências: quanto mais você ocupar sua mente, mais fácil será passar pela abstinência. Invista em exercícios, hobbies, cursos, e assim por diante.
  • Se tiver uma recaída, não desista: jamais desista de tudo por conta de uma recaída. Não importa quantas vezes você se sentir incapaz ou fraco, foque no seu objetivo de vida.
  • Busque uma clínica de recuperação se precisar: se ver que não vai conseguir parar sozinho, busque ajuda em uma clínica de recuperação. Lá você terá amparo para lidar com essa situação, viabilizando mais qualidade de vida e saúde.

Algumas substâncias presentes na cannabis podem promover efeitos interessantes no tratamento de algumas doenças, mas a avaliação médica é fundamental nesse caso, pois não é uma regra que ela fará bem para todas as pessoas, é preciso avaliar cada caso individualmente.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com os nossos Termos de uso e Política de Privacidade e Segurança.